OAB leva cidadania a comunidade carente durante o 2º TRT Comunidade

Página Inicial / OAB leva cidadania a comunidade carente durante o 2º TRT Comunidade

A OAB/RO por meio da Comissão de Proteção à Cidadania e com apoio da CAARO participou no último dia 09 da 2ª edição do TRT Comunidade. Dessa vez o bairro escolhido foi o Renascer, localizado na zona leste de Porto Velho.

A OAB/RO participou da 2ª edição do TRT Comunidade. Dessa vez o bairro escolhido foi o Renascer, localizado na zona leste de Porto Velho.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária, com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), participou no último dia 09 da 2ª edição do TRT Comunidade. A campanha é organizada pelo TRT-14 em conjunto com vários parceiros e visa levar serviços assistenciais às pessoas carentes de Porto Velho. Dessa vez o bairro escolhido foi o Renascer, localizado na zona leste de Porto Velho.

Entre os serviços, foram disponibilizados aos cidadãos a expedição de CPF, Carteiras de Trabalho e Previdência Social, certidão de nascimento, casamento (2ª via), vacinação, testes rápidos de glicemia e hepatite, consultas clínicas, preventivo para as mulheres e muitas outras ações, entre elas o cadastramento de jovens ao bolsa estágio e informações sobre os programas assistenciais do governo federal.

Assim como na primeira edição, OAB e CAARO levaram ao evento três advogados para prestar atendimento nas mais diversas áreas do Direito. Ali mesmo, os profissionais faziam as procurações, peticionamentos e encaminhamentos necessários às demandas. Na grande maioria, as maiores dúvidas e reclamações foram das áreas de família e trabalhista.

“Constatamos a grande necessidade que possui a população de ser devidamente informada de seus direitos, neste contexto, a OAB como Instituição Instrumento de cidadania possui um papel fundamental na orientação dos direitos fundamentais do cidadão. Parcerias como esta aproximam a Instituição da população, pois uma das atribuições da OAB consiste em promover cidadania por meio de advocacia solidária”, declarou Marcos Alves, Presidente da Comissão de Cidadania da OAB/RO.

Em conjunto com a OAB, em função da parceria firmada no Termo de Cooperação Técnica, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) se fez presente ao evento levando atendimento profilático odontológico às crianças. Elas foram orientadas a como fazer a escovação, os cuidados necessários com a higiene bucal e receberam a aplicação de flúor.

Participaram ainda da ação voluntária, além do Presidente da Comissão de Cidadania, os advogados João Paulo Messias, Valeriano Leão.