A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) e a Comissão dos Jovens Advogados (OAB Jovem) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Velho (Apae) e outras instituições, realizam, no próximo dia 21 de setembro, a “Caminhada pela Inclusão”. A atividade integra a 2ª edição do projeto “Arco-íris”, promovido em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na mesma data.
A iniciativa visa concretizar ações e discussões na busca da conscientização pessoal e coletiva, em razão do desconhecimento popular com relação às especificidades, diferenças, dificuldades e direitos das pessoas com deficiência. “Atividades desta natureza possibilitam não só o entretenimento e congraçamento de pais e alunos, mas principalmente a reflexão a respeito das dificuldades e da realidade que circundam o cotidiano das pessoas com deficiência e suas famílias”, explica o presidente da CDPD, Julio Yriarte.
“Além de trabalhar com responsabilidade, ética, moral, e aplicar a lei da melhor forma possível, temos sempre que buscar fazer com que nossa profissão contribua para a sociedade em geral, em especial, fazendo valer os direitos da pessoa com deficiência. Formamos um canal direto na defesa dos direitos e garantias fundamentais das pessoas”, salienta a presidente da OAB Jovem, Larissa Rodrigues.
Ao final dos eventos, os participantes e parceiros serão convidados para estabelecer um processo de avaliação do projeto, subprojetos, ações e atividades, bem como seus resultados. Como conclusão e consolidação será elaborado um relatório, que posteriormente será encaminhado à direção da OAB/RO, Apae e às entidades parceiras.