Página Inicial / OAB de Rondônia e Amazonas se unem pela revitalização da BR-319 e desenvolvimento da Amazônia Ocidental

Seccional de Rondônia recebeu a comitiva da OAB/AM, após advogados percorrerem o caminho de Manaus a Porto Velho

Seccional de Rondônia recebeu a comitiva da OAB/AM

O fomento do bem-estar social é uma das atribuições instituições da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). Por este motivo, a entidade recebeu, na segunda-feira (4), a ‘Caravana da Advocacia BR-319’. A inciativa realizada pela OAB Amazonas tem o mote ‘a BR-319 – pelo direito de ir e vir’. Membros da OAB/RO e conselheiros federais se encontraram com a comitiva amazonense, que visitou a Seccional, após percorrer o caminho de Manaus (AM) a Porto Velho, com parada e pernoite em Humaitá (AM).

O objetivo da campanha é despertar a atenção pela necessidade de garantir o direito de ir e vir do cidadão através da plena utilização da BR-319, também conhecida como Transamazônica. “A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia sabe da importância do asfaltamento da BR-319, que irá possibilitar a integração da região amazônica e também da Região Norte ao resto do país. É do conhecimento de todos que a rodovia já está lá, já existe. O que os cidadãos clamam, é pelo uso pleno do caminho, que atualmente é repleto de lama e buracos”, ressaltou o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, após receber a comitiva na Seccional.

Andrey ainda comentou que o asfaltamento da BR-319 irá trazer mais desenvolvimento a toda a região, uma vez que a estrada é uma importante rota de mercadorias. “Riquezas de várias partes do país passam por ali. A integração da região através da BR-319 irá possibilitar o desenvolvimento socioeconômico para cidadãos de vários municípios do Amazonas e também de Rondônia, incluindo a nossa capital Porto Velho”, ressalta. “Sabemos da relevância dessa inciativa e por isso foi uma grande satisfação receber nossos colegas representantes da OAB Amazonas em nossa Seccional”, completou.

O conselheiro federal por Rondônia Elton Assis frisou que a BR-319 é um importante caminho de integração do norte do Brasil com o restante do país. “A região precisa dessa estrada. Por ali já passa grande parte das riquezas produzidas no Brasil e a revitalização da BR irá aumentar ainda mais essa realidade, trazendo desenvolvimento para toda a região”.

Preocupado com a Amazônia Ocidental, o também conselheiro federal por Rondônia Fabrício Jurado salientou que a BR-319, em boas condições de tráfego, trará desenvolvimento econômico para a Região Norte. “Além disso, estamos no século 21, não dá para admitir que os cidadãos que moram na nossa região sobrevivam praticamente no isolamento”

Seccionais se unem pela revitalização da BR-319

O grupo de advogados da caravana saiu da capital amazonense, às 3h da manhã de domingo (3), com destino ao município de Humaitá. A ideia foi ir até à cidade no sul do Amazonas, já no dia 4, conversar e aproveitar para saber as demandas dos advogados locais. Posteriormente, a comitiva seguiu para Porto Velho, onde foi recebida pela Seccional Rondônia e participaram de uma reunião na parte da tarde.

Durante o percurso, os integrantes da caravana puderam vislumbrar as belezas da Floresta Amazônica, contrastando com a triste realidade da comunidade, que vive com poucos recursos à beira da BR-319. Além disso, os 14 membros da comitiva se aventuraram nos pedaços de chão batido, que muitas vezes, estão cheios de buraco e lama, principalmente na época de chuva.

O coordenador da caravana e membro da Comissão de Defesa da Amazônia da OAB Amazonas, Marcos Maurício, enfatizou que o caminho da estrada já existe e que o povo clama pela revitalização da BR. “A estrada já está desde os anos 1970, o que nós queremos é a revitalização da BR-319 para que o povo da Amazônia Ocidental tenha o direito de ir e vir”, salientou.

Confira galeria de fotos da Caravana BR 319