OAB de Ouro Preto do Oeste recebe público feminino em evento virtual

Página Inicial / OAB de Ouro Preto do Oeste recebe público feminino em evento virtual

Em comemoração ao mês da mulher, a Subseção de Ouro Preto do Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO) realizou um evento virtual na tarde desta quarta-feira (17), com foco no público feminino.  Palestras sobre estilo de vida e dicas de cores para a imagem profissional foram os temas centrais do encontro.

Na abertura, o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, destacou que o mês de março remete à reflexão sobre o empoderamento feminina na vida cotidiana. “Não podemos deixar de discutir o papel da mulher na nossa sociedade e a importância do debate dos temas necessários para diminuir a desigualdade de gênero ainda existente no mundo e em nosso país. Também nesse mês, é o momento de celebrar os avanços que as mulheres tem conseguido em razão da sua força, união e visão ampla”.

O presidente da OAB de Ouro Preto do Oeste, Robson Amaral, falou dos desafios da mulher no dia a dia. “A mulher advogada é uma administradora de seu tempo, tendo que se dividir entre a carreira profissional, a maternidade, os afazeres domésticos, o papel de esposa. Enalteço-as e parabenizo-as”.

A conselheira federal por Rondônia e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO, Veralice Veris, parabenizou as mulheres pelo dia e falou da honra de ladeá-las. “Este momento é extremamente importante para fazer a reflexão de como estamos seguindo com as nossas vidas. Desejo que estejamos mais unidas e mais fortalecidas enquanto mulheres advogadas. Cada uma pode levar a sua própria voz em benefício de tantas outras mulheres”.

Veralice também aproveitou sua fala para homenagear com um minuto de silêncio a advogada de Ouro Preto do Oeste, Nívea Magalhães, que faleceu no último dia 01 de março, por sequelas da covid-19.

A vice-presidente da OAB Rondônia, Solange Aparecida, parabenizou a organização do evento “por trazer uma mensagem positiva e de ânimo para o difícil momento que a sociedade passa. Desejo sucesso a cada uma de nós. Que possamos estar juntas presencialmente em breve”.

Aline Silva, secretária-geral adjunta da Seccional, relembrou as vitórias da mulher. “Trago aqui duas reflexões muito grandes: o avanço da mulher em cargos de liderança e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal em declarar a inconstitucionalidade da legítima defesa da honra. Tenho muito orgulho de estar com vocês aqui hoje. Continuemos juntas nessa caminhada, de mãos dadas e tenho certeza que vamos alcançar muito mais”.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada de Ouro Preto do Oeste, Dandy Andrade, falou dos cuidados que as mulheres precisam ter consigo mesmas. “As palestras saem um pouco do tema jurídico e falam do valor, da nossa essência e do autocuidado. Quando a mulher reconhece o seu valor, ela se preocupa em tirar um tempo para se cuidar, para fazer uma caminhada, porque muitas lá atrás lutaram muito para que estivéssemos aqui ocupando os cargos que já alcançamos”.

Palestras

A nutricionista e praticante de crossfit, Grazieli Neves, em sua palestra, passou dicas de bem estar e estilo de vida. “Precisamos mudar alguns pensamentos e tomar algumas atitudes, como: ter mini hábitos, comer menos industrializados, fazer uma atividade física para ter saúde e não apenas emagrecer, cuidar da mente, não se comparar e não tratar a alimentação como sacrifício. É preciso comer itens saudáveis e estar bem consigo mesma, e para isso é importante buscar o autoconhecimento e a autoestima”.

Jennifer Matias, consultora de imagem e estilo e maquiadora, abordou as cores na imagem profissional. “Dentro do ambiente de trabalho é preciso atenção também para as cores, porque elas comunicam por si só. Como advogada, é importante incrementar esse poder na imagem. Portanto, é de suma importância entender o que as cores representam, além dos tipos de formatos, modelagens, estampas e cores. Por exemplo, cores claras são mais expansivas. Cores escuras tendem a passar mais autoridade. Cores intermediárias são percebidas como clássicas. Cores vivas enviam mensagem de entusiasmo. Cores opacas enviam mensagem de timidez”.

Comemorações

As advogadas participantes do evento também concorreram em sorteios de brindes oferecidos por parceiros da CAARO e das Subseções, e realizaram um brinde ao final.

Também participaram do evento, dentre as advogadas e advogados presentes, a presidente da associação brasileira das mulheres de carreira jurídica, Zelite Carneiro; a conselheira federal por Rondônia, Franciany de Paula; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Elton Fülber; as conselheiras seccionais Cláudia Fidelis e Robslete de Jesus Barros; a vice-presidente estadual da Comissão da Mulher Advogada, Glória Chris Gordon; a secretária-geral da Subseção, Maiby Locatelli; a secretária-geral adjunta da Subseção Sonia Arrabal; as delegadas da CAARO, Ana Cristina Menezes e Raquel Jacob.