OAB alerta sobre tentativa de golpe praticado contra advogados em Rondônia

Página Inicial / OAB alerta sobre tentativa de golpe praticado contra advogados em Rondônia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia informa que alguns advogados têm recebido ligações de um homem se identificando como Ademilson Santana de Souza. Ele alega representar 850 empregados da empresa JBS e estaria precisando de advogado trabalhista para ingressar com uma ação judicial contra a empresa. Um dos casos aconteceu no município de Cerejeiras.

Segundo as denúncias a esta Seccional, durante a ligação, o homem informa que os supostos 850 empregados da JBS, representados por ele, iriam pagar R$ 1 mil ao advogado (totalizando R$ 850 mil), mas que o valor de R$ 100 (R$ 85 mil, no total) seria a parte dele, adiantado. Ao final da conversa, o homem ainda teria pedido para que fosse alugado um barracão para poder fazer as entrevistas e o trabalho inicial necessário, o que foi imediatamente negado pelo advogado.

O caso é semelhante ao “Golpe da Maçã”, que tem ocorrido em Santa Catarina. Lá, as denúncias já recebidas pela OAB/SC informam que um cidadão vem ligando para alguns escritórios de advocacia, se apresentando como Joaquim Figueiro de Lima, do interior do Paraná, telefone (44) 9920-4187. Ele estaria representado um grupo de empregados que precisa de advogado trabalhista para ajuizar ação contra empresas que contratam mão-de-obra para a colheita de maçã, principalmente na empresa Agrocopel da cidade de Fraiburgo.

As diferenças entre a tentativa de golpe praticada em Rondônia e no Estado de Santa Catarina são quantidades empregados (em torno de 450 em SC) e valores. No sul do país, os empregados adiantariam a quantia de R$ 250 por empregado, situação altamente atraente, e que precisa receber um “adiantamento” de aproximadamente R$ 600,00 para despesas com locação de ambiente para reunião com trabalhadores, cópias, aluguel de impressora, entre outros.

Com a negativa de antecipar o repasse do dinheiro, o suposto agenciador desaparece.  A OAB Rondônia, assim como a OAB/SC, alerta aos advogados para ficarem atentos a prática de golpes similares, pois, quem pagar o adiantamento ficará no prejuízo.