Nota de apoio ao jovem Thiago Canova e seus familiares

Página Inicial / Nota de apoio ao jovem Thiago Canova e seus familiares

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, vem por meio desta, declarar nosso apoio ao jovem Thiago Canova e seus familiares, devido ao ato violento e brutal sofrido por ele neste final de semana.

Thiago, cidadão rondoniense, engrossa ainda mais as estatísticas de vítimas, sofrendo os efeitos da insegurança pública nas ruas das cidades. Afirmamos que o vitupério foi contra todos nós que defendemos a paz e a justiça social.

A Ordem dos Advogados do Brasil cuja finalidade é a “defesa da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos, e pugnar pela boa aplicação das leis e pela rápida administração da justiça”; fazendo valer suas prerrogativas, manifesta-se repudiando, veemente, todo e qualquer ato de violência e covardia, como a perversidade praticada contra o Thiago e tantos outros jovens. Tal ocorrência é um sinal vermelho, para todas autoridades do Estado, aguardando ações racionais, capazes de coibir a tais práticas contra a população rondoniense.

Reação de indignação para nós, humanos racionais, é perfeitamente natural, pois, lutamos contra truculência que avança com a desigualdade social, especialmente quando nos afeta diretamente. Contudo, se agirmos dominados pela vingança pessoal, tornar-se-á em ódio a justiça. Tão desumanos quanto aos criminosos, nossas ações na sociedade tornar-se-iam, igualmente, em animalidade. Nessa tentativa de usarmos a lei do “olho por olho, dente por dente”, acabaríamos fortalecendo as injustiças sociais, o que somente geraria mais violência e insegurança, a barbárie nos devoraria a alma e os corações, materializando-se em ações, como a bestialidade já vivida na história da humanidade, quando pelo simples fato do cidadão ter uma opinião diferente, era queimado em fogueiras, apedrejado e crucificado.

Reafirmamos que a OAB em Rondônia, vem atuando na defesa dos Direitos Humanos de todos os cidadãos do Estado, buscando garantia do direito à vida de crianças e adolescentes, proteção às famílias, aos deficientes, aos idosos, aos Povos indígenas, ribeirinhos, agricultores, e tantos outros em situação de vulnerabilidade social. Como um pequeno pedaço do tecido social, cumprimos nosso dever de cobrar das instancias governamentais, a boa aplicação das leis e a rápida administração da justiça, monitorando para que este caso ocorrido com o jovem Thiago, seja apurado com celeridade e com justiça. Finalizo comungando com o mesmo sonho de Nelson Mandela: “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”.

Esequiel Roque do Espírito Santo
Presidente da Comissão de Defesa de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia