A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA RO), em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), anuncia a abertura das inscrições para as novas turmas de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais nas cidades de Ariquemes e Vilhena.
O curso tem como objetivo capacitar advogados e advogadas no uso de técnicas de mediação e conciliação, contribuindo para a cultura da paz e a eficiência da Justiça. Em Ariquemes, as aulas teóricas acontecem de 6 a 10 de outubro de 2025; já em Vilhena, entre 20 e 24 de outubro de 2025. Após essa etapa, os alunos seguirão para estágio supervisionado, onde terão contato direto com casos reais.
As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma online, por meio do formulário disponível no site da ESA RO (clique aqui), nesta quinta-feira, 8 de setembro, das 10h às 16h. O período de inscrição terá duração de apenas 6 horas e está sujeito à ordem de inscrição, já que as vagas são limitadas.
Cada cidade contará com 40 vagas, respeitando critérios de paridade de gênero, reserva para pessoas negras, pessoas com deficiência e grupos originários, conforme prevê o edital. A lista de inscritos deferidos será divulgada no dia 8 de setembro de 2025, até as 18h, no site da ESA/RO.
A participação é gratuita, mas os selecionados assumem o compromisso de concluir todas as etapas da formação. Conforme previsto nos editais, os inscritos que não concluírem o curso deverão ressarcir o valor de R$ 1.500,00 à OAB Rondônia em até 30 dias após a notificação. Além disso, ficarão impossibilitados de participar de futuros editais de formação de conciliadores e mediadores judiciais.