Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Em reunião com a Seduc, OAB-RO apresenta lista com mais de 40 famílias que não conseguiram matricular filhos com deficiência em escolas públicas

Página Inicial / Em reunião com a Seduc, OAB-RO apresenta lista com mais de 40 famílias que não conseguiram matricular filhos com deficiência em escolas públicas

Representantes da Secretaria se comprometeram a apresentar medidas no prazo de 15 dias

Na manhã desta quarta-feira (18), o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, e a diretoria da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Peterson Lima, e Joseandra Reis, se reuniram com representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para apresentar as denúncias de famílias que tiveram negado o direito de matricular os filhos com deficiência em escolas públicas.

Da Seduc, participaram a diretora geral de educação, Irany Oliveira, e a coordenadora regional de educação de Porto Velho, Ana Cristina. Juntos, eles abordaram as justificativas apresentadas pela maioria das instituições de ensino que negaram as matrículas: falta de professores especializados para alunos com deficiência.

Conforme Peterson Lima, a OAB-RO tem sido constantemente procurada por famílias que estão enfrentando dificuldades para garantir que seus filhos estudem. Durante a reunião, ele entregou uma lista mais de 40 famílias nessa situação.
“É extremamente errado você segregar e limitar o acesso à educação. Os prejuízos são os maiores possíveis para essas crianças e famílias que já têm, por si só, uma luta muito grande e encontram várias barreiras, inclusive essa: a educação. É um direito básico para todo brasileiro, garantido constitucionalmente”, aponta o presidente da Comissão.

Um dos objetivos da comissão é justamente combater essa realidade, no sentido de explicar a necessidade de que a criança com deficiência tenha garantido o direito a estudar, com igualdade de oportunidades.

Em resposta, a Seduc firmou compromisso com a OAB, estabelecendo um prazo de 15 dias para dar um retorno sobre a adoção de medidas para as famílias.

Durante o encontro, o presidente Márcio Nogueira pontuou sobre a importância de combater a discriminação e garantir que alunos com deficiência tenham igualdade nos estudos. “É importante essa união da OAB com os órgãos de ensinos, para que isso seja combatido. O que a Ordem puder fazer, iremos fazer”.

A OAB-RO também está em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para tratar sobre o mesmo assunto.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Márcia Cristina ,Josué Henrique,David Lukas / Whatsapp (999610279) responsáveis

Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Everton Oliveira (social mídia),João Antônio Alves (videomaker),Geovana França (estagiária) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué,Matheus responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Elen Rodrigues,Luana Maia responsáveis

69 3217-2123 telefone