Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Em reunião com a Seduc, OAB-RO apresenta lista com mais de 40 famílias que não conseguiram matricular filhos com deficiência em escolas públicas

Página Inicial / Em reunião com a Seduc, OAB-RO apresenta lista com mais de 40 famílias que não conseguiram matricular filhos com deficiência em escolas públicas

Representantes da Secretaria se comprometeram a apresentar medidas no prazo de 15 dias

Na manhã desta quarta-feira (18), o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, e a diretoria da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Peterson Lima, e Joseandra Reis, se reuniram com representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para apresentar as denúncias de famílias que tiveram negado o direito de matricular os filhos com deficiência em escolas públicas.

Da Seduc, participaram a diretora geral de educação, Irany Oliveira, e a coordenadora regional de educação de Porto Velho, Ana Cristina. Juntos, eles abordaram as justificativas apresentadas pela maioria das instituições de ensino que negaram as matrículas: falta de professores especializados para alunos com deficiência.

Conforme Peterson Lima, a OAB-RO tem sido constantemente procurada por famílias que estão enfrentando dificuldades para garantir que seus filhos estudem. Durante a reunião, ele entregou uma lista mais de 40 famílias nessa situação.
“É extremamente errado você segregar e limitar o acesso à educação. Os prejuízos são os maiores possíveis para essas crianças e famílias que já têm, por si só, uma luta muito grande e encontram várias barreiras, inclusive essa: a educação. É um direito básico para todo brasileiro, garantido constitucionalmente”, aponta o presidente da Comissão.

Um dos objetivos da comissão é justamente combater essa realidade, no sentido de explicar a necessidade de que a criança com deficiência tenha garantido o direito a estudar, com igualdade de oportunidades.

Em resposta, a Seduc firmou compromisso com a OAB, estabelecendo um prazo de 15 dias para dar um retorno sobre a adoção de medidas para as famílias.

Durante o encontro, o presidente Márcio Nogueira pontuou sobre a importância de combater a discriminação e garantir que alunos com deficiência tenham igualdade nos estudos. “É importante essa união da OAB com os órgãos de ensinos, para que isso seja combatido. O que a Ordem puder fazer, iremos fazer”.

A OAB-RO também está em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para tratar sobre o mesmo assunto.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone