Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Em 2022, Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional combateu atuação irregular da advocacia em todo o Estado de Rondônia

Página Inicial / Em 2022, Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional combateu atuação irregular da advocacia em todo o Estado de Rondônia

Comissão atuou na Capital e interior do Estado. Além de fiscalizar, também foi feito trabalho de orientação

Conduzida pelo advogado Wilson Vedana, a Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB-RO garantiu, somente em 2022, o andamento de mais de 120 processos e realizou atuações para sanar irregularidades em fachadas de escritórios, publicidades em redes sociais e captação de clientela em locais de difícil acesso. Além da capital, a comissão também realizou fiscalizações no interior do estado de Rondônia em 2022.

Para o presidente da comissão, os maiores desafios foram a criação e a melhoria do regimento interno para realização dos trabalhos de forma válida da fiscalização. “Começamos nosso trabalho organizando a comissão e debatendo casos que estavam em andamento com os relatores, no intuito de dar seguimentos aos processos”, afirma Wilson Vedana.

O trabalho de comissão inclui ainda fiscalizar a atuação de falsos profissionais e também coibir que aqueles que estejam suspensos continuem atuando. “Isso ocorre, principalmente no interior. Mas, fizemos diversa ações para coibir essa prática de pessoas que não possuem habilitação e estão agindo como se advogados fossem. Para isso, colhemos as provas e enviamos o material comprobatório para autoridade policial e demais setores da OAB, para que tomem providências”, esclarece.

Para realizar o trabalho, a Comissão conta com o apoio dos colegas e denúncias da sociedade em geral. Em alguns dos casos, ações ocorreram contra despachantes que maquiam a captação de clientela para Advogados. Nesse sentido, a comissão também focou ações para orientar a como fazer as denúncias e a captação de provas da atuação irregular.

Fiscalização no interior
Conforme Wilson Vedana, entre as diversas denúncias, tanto na capital, quanto no interior do estado, captadores e pessoas que se identificam como “advogados” buscam a atuação em demandas previdenciárias e/ou extrajudiciais que, em alguns casos, dispensam a presença de advogado e acaba facilitando a atuação de criminosos.

Por conta disso, foram realizadas diligências nas subseções, visitas às delegacias e escritórios. Durante as visitas em Jaru e Vilhena, ocorreram notificações para regularizações de fachadas e para termos de ajustamentos de condutas por publicidades irregulares.

Conforme Vedana, a comissão ainda enviou ofícios aos Tribunais, solicitando a suspensão de tokens de advogados que estavam suspensos e, portanto, não poderiam utilizar a plataforma e atuar como advogado regular.

Planejamento 2023
Para 2023, a comissão deve focar esforços na capacitação com base no provimento 205/2021, bem como, ações para regularizar e obstar captação de clientes em locais como INSS, Central de Polícia e órgãos de crédito, objetivando uma melhoria para a advocacia.

O eixo de 2023, esclarece Vedana, “se baseará inicialmente na educação e informação aos advogados, com material regular referente a irregularidades, além de iniciar o Plano de Ação voltado a divulgação da cartilha de publicidade e propaganda, que atualmente é o tema mais sensível desde o provimento 205/2021, dando assim, mais consciência a advocacia e diminuindo as denúncias e infrações que chegam até a fiscalização e TED”, afirma.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone