Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Discurso do presidente Márcio Nogueira na entrega da comenda Valter Nunes de Almeida aos advogados Ademar Roque Lorezon, José Ângelo de Almeida e Paulo Cesar de Oliveira

Página Inicial / Discurso do presidente Márcio Nogueira na entrega da comenda Valter Nunes de Almeida aos advogados Ademar Roque Lorezon, José Ângelo de Almeida e Paulo Cesar de Oliveira

Nos anais da advocacia, há nomes que ressoam não apenas como profissionais habilidosos, mas como pilares de uma instituição e, por extensão, de uma sociedade. Hoje, tenho a honra incomparável de falar sobre três desses pilares: Dr. Ademar Roque Lorezon, Dr José Ângelo de Almeida e Dr Paulo Cesar de Oliveira, cujos legados estão inapagáveis na história da advocacia rondoniense.

Vossa Excelência, Dr. Ademar, não foi apenas um advogado. Foi um visionário. Como primeiro vice-presidente da subseção de Cacoal, que na época abrangia ainda as cidades de Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste, lançou as sementes para o que se tornaria um crescente e vibrante ramo da OAB em Rondônia. Mas não parou por aí, meus amigos. Quando Pimenta Bueno tornou-se uma subseção autônoma, Dr. Ademar tornou-se seu primeiro presidente, marcando um novo capítulo na nossa história.

Além de ser gestor, ele foi também conselheiro estadual em diversas gestões, trabalhando ao lado de figuras proeminentes como Dr. Pedro Origa. Mais do que isso, ele foi um pacificador numa época onde o cenário era de notório confronto entre diversos atores do sistema jurídico: delegados, juízes, promotores e advogados. A palavra “conciliação” pode parecer trivial em um discurso, mas na prática jurídica, ela é uma conquista arduamente alcançada, e que somente um líder de verdadeira estatura moral pode aspirar.

Pensem nas vidas que foram tocadas por essa habilidade de mediar e de unir. Pensem nos conflitos que foram evitados e nas injustiças que foram corrigidas porque Dr. Ademar foi capaz de abrir canais de diálogo onde antes só havia muros. Ele foi mais do que um advogado ou um administrador; ele foi um estadista.

Cada um de nós aqui presentes, direta ou indiretamente, é beneficiário do trabalho desse grande homem. Dr. Ademar, o senhor não é apenas um membro da OAB; o senhor é uma parte da nossa essência, um tijolo na fundação sobre a qual construímos nossa missão de advogar pela justiça, pela ética e pela integração.

Nossa profissão é frequentemente marcada por embates, por diferenças ideológicas e confrontos de interpretação. Mas é nas zonas de tensão que vemos o verdadeiro caráter de um indivíduo emergir. Dr. Ademar emergiu não apenas como um lutador, mas como um conciliador, e isso é talvez o mais nobre papel que um advogado possa aspirar.

Com humildade e com grande respeito, celebramos hoje a carreira e a vida de Dr. Ademar Roque Lorezon. E fazemos mais do que celebrar; nós agradecemos. Agradecemos por suas décadas de serviço, por sua liderança e, acima de tudo, por sua visão e seu coração, que transformaram nossa profissão e nosso estado para melhor.

Muito obrigado, Dr. Ademar. Seu legado é nossa inspiração e nossa eterna gratidão.

E agora, Dr. José Ângelo De Almeida, desde sua chegada a Pimenta Bueno em 1988, vossa excelência já mostrava que trazia algo especial. Ele não era apenas um jovem profissional com uma carteira de estagiário; ele era um visionário. Ao trabalhar com o Dr. Euclides Bragard Belo nos primeiros anos e, posteriormente, em seu próprio escritório, abrangendo áreas tão diversas como civil, criminal, trabalhista, tributário e empresarial, o senhor demonstrou uma versatilidade e comprometimento que poucos podem igualar.

Mas Dr. José Ângelo fez mais do que apenas praticar a advocacia em suas diversas vertentes. Ele foi fundamental na estruturação da própria OAB em nossa região. Durante sua gestão como presidente da subseção, não só finalizou a construção deste prédio que ainda hoje é a casa da advocacia em Pimenta Bueno, como também trabalhou incessantemente para criar um ambiente mais colaborativo entre o Poder Judiciário e os advogados militantes da comarca.

Assim como o Dr Ademar, vossa excelência chegou à presidência da subseção numa época de grandes desafios, com significativas tensões entre o Judiciário e os advogados da região. Dr. José Ângelo enfrentou esses desafios e os venceu, estabelecendo um ambiente de maior concórdia e colaboração, o que só foi possível devido ao seu trabalho árduo e o apoio incondicional de colegas e líderes anteriores como Dr. Ademar Roque Lorezon.

E o que dizer de seu papel como Procurador do Município de Pimenta Bueno durante o mandato do então prefeito Cláudio Reinoldo Wink? Ou sua passagem como secretário, tesoureiro e conselheiro estadual da Ordem? Estes não são apenas títulos, são testemunhos de uma vida dedicada não apenas à lei, mas à justiça, à comunidade e à Ordem que ele tão zelosamente serviu.

Na gestão do Dr. Orestes Muniz, foi dele a iniciativa para renomear a sala da subseção e homenagear o primeiro advogado desta comarca, o já falecido Dr. Almerindo Grava. Tal ato é um lembrete poderoso de que, enquanto avançamos para o futuro, nunca devemos esquecer aqueles que pavimentaram nosso caminho. E sem dúvida, Dr. José Ângelo, vossa excelência é um desses pilares fundamentais.

Portanto, ao lhe prestarmos essa homenagem, estamos não apenas reconhecendo suas realizações pessoais e profissionais, mas também agradecendo por sua contribuição inestimável à advocacia, à OAB e à justiça em nossa região. Seu legado é um farol que continuará a orientar as futuras gerações de advogados e a inspirar todos aqueles comprometidos com os princípios da justiça e da integridade.

Muito obrigado, Dr. José Ângelo. Sua jornada é um exemplo. Nossa eterna gratidão.

Quero também reconhecer e celebrar a vida e o trabalho de um pilar em nossa comunidade jurídica: Dr. Paulo César De Oliveira, marido da nossa ilustre vice-presidente, Drª Ellen. Mas hoje, somos chamados a olhar para sua jornada individual que é, indubitavelmente, uma história de compromisso, liderança e serviço incansável à nossa Ordem.

Dr. Paulo, com seus 30 anos de advocacia em Rondônia, não é apenas um advogado dedicado; é um monumento que reveste a advocacia de compromisso e ética. Nesse tempo, ele serviu a OAB de Pimenta Bueno e o sistema de justiça em capacidades múltiplas e significativas. Foi secretário, foi vice-presidente e, em 2004 a 2006, presidiu esta subseção, trazendo melhorias substanciais e avanços que reverberam até hoje.

E permitam-me falar de sua passagem como conselheiro, não uma ou duas, mas quatro vezes! Cada uma dessas posições exige não apenas competência técnica, mas também uma dose elevada de sabedoria, habilidades diplomáticas e, acima de tudo, um amor genuíno pela advocacia e pela justiça. E cada uma dessas qualidades, vossa excelência, Dr. Paulo César De Oliveira, tem de sobra.

As diversas fases de sua carreira nos mostram um homem cuja essência é o serviço, cujo impulso é contribuir sempre, em qualquer capacidade, para a melhoria do sistema jurídico e do estado da advocacia em Pimenta Bueno e em Rondônia. Esta homenagem é apenas um pequeno gesto, quase simbólico, comparado ao impacto duradouro que vossa excelência tem em nossa comunidade.

Também não posso deixar de destacar a parceria inestimável com sua esposa, Drª Ellen. Um time que exemplifica a ideia de que somos sempre melhores quando nos apoiamos e nos complementamos. Juntos, eles representam o tipo de liderança e parceria que fazem nossa profissão e nossa Ordem mais fortes.

Dr. Paulo César, ao nos deixar homenageá-lo hoje, nos dá a oportunidade de expressar nossa gratidão e nosso respeito por tudo o que vossa excelência tem feito pelos princípios da Justiça e da advocacia. Seu legado é não apenas um capítulo na história da OAB Pimenta Bueno, mas também uma lição de como a advocacia deve ser exercida, com paixão, integridade e uma dedicação inabalável aos valores que sustentam nosso ofício.

Muito obrigado, Dr. Paulo, e que este momento sirva como mais um marco em sua estimável carreira.

Obrigado a todos.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone