
Durante a 497ª Sessão Ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Marcos Alaor, foi homenageado pela instituição. A cerimônia marcou o encerramento das homenagens alusivas aos 50 anos da OAB Rondônia, celebrados em 2024.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO MOMENTO
O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, destacou a trajetória do magistrado e sua contribuição direta para o fortalecimento da advocacia no estado. Entre os feitos lembrados, o presidente citou a criação do alvará eletrônico no TJRO, um avanço que atendeu prontamente a um pedido da Seccional logo no início da gestão de Marcos Alaor à frente do Tribunal.
“O desembargador Marcos Alaor sempre demonstrou sensibilidade e respeito à advocacia. A criação do alvará eletrônico é um marco, pois trouxe agilidade, transparência e eficiência no atendimento às demandas da classe. Essa homenagem é o reconhecimento da OAB Rondônia a quem tanto contribuiu para o exercício da advocacia”, destacou o presidente.
Durante a homenagem, membros da diretoria, conselheiros e convidados também manifestaram admiração e gratidão ao magistrado. O advogado Diego Vasconcelos ressaltou o caráter humano e a dedicação do homenageado.
“Falar do desembargador Marcos Alaor é falar de alguém que inspira confiança e respeito. Um profissional que, em cada cargo que ocupou, fez a diferença pela forma como trata as pessoas e pela seriedade com que encara o serviço público”, disse.
O secretário-geral da OAB Rondônia e superintendente dos órgãos auxiliares, Nelson Maciel, lembrou a postura sempre respeitosa do magistrado com a advocacia.
“Em todos os momentos de atuação institucional, o desembargador Marcos Alaor manteve um diálogo aberto e construtivo com a Ordem. Sempre valorizou a advocacia e compreendeu sua importância para a Justiça”, afirmou.
A presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Rondônia também compartilhou um depoimento emocionado, recordando os tempos em que foi aluna do magistrado.
“Tive o privilégio de ser sua aluna e lembro que ele sempre falava sobre ética na advocacia com paixão e profundidade. Esses ensinamentos me inspiraram e contribuíram para que hoje eu pudesse estar à frente do Tribunal de Ética e Disciplina, levando adiante valores que aprendi com ele”, ressaltou.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO MOMENTO

Em sua fala, o desembargador Marcos Alaor agradeceu à OAB Rondônia pela homenagem e relembrou sua trajetória na instituição, onde atuou como advogado e conselheiro seccional. O magistrado leu o poema de sua autoria intitulado “Tudo pela Ordem, nos seus 50 anos e sempre”, escrito em homenagem à advocacia rondoniense. Ele destacou o orgulho de ter contribuído com a história da Seccional e compartilhou o desejo de, ao deixar a magistratura, retornar ao exercício da advocacia.
“A OAB sempre foi meu lar institucional. Foi aqui que aprendi e cresci profissionalmente. Esta homenagem me toca profundamente, pois me faz relembrar o compromisso que sempre tive com a advocacia e com a Justiça. E posso dizer que, quando encerrar minha trajetória na magistratura, quero voltar a advogar, porque ser advogado é, para mim, uma honra e uma vocação”, afirmou emocionado.

A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa de homenagem ao desembargador Marcos Alaor na Galeria de Honra dos 50 anos da OAB Rondônia, espaço que eterniza nomes e instituições que contribuíram significativamente para a história da advocacia rondoniense.
O momento marcou o reconhecimento de uma trajetória dedicada ao fortalecimento da Justiça e à valorização da advocacia no estado.
No início a desordem.
Para dar arrumação na desordem surge a ORDEM.
A ORDEM DOS ADVOGADOS SECÇÃO RONDÔNIA!
Em defesa da justiça, a voz se eleva,
A Ordem, baluarte, a lei preserva.
Em cada pleito, a razão e a verdade,
Buscando a equidade, a liberdade.
Nos tribunais, a luta é incessante,
Contra a injustiça, a voz vibrante.
Com ética e honra, a ORDEM se enxerga
Mas diante da injustiça a beca não se enverga,
Em cada advogado, um defensor,
Dos direitos reconhecidos, a voz do vencedor.
Unidos pela lei e pela razão,
Razão que supera a emoção.
A Ordem, o farol, no mar da vida, em sintonia,
Construindo um mundo mais justo em harmonia.
Com os passos, da esperança,
A ORDEM é ponta de lança.
Que a todos nós alcança.
À ORDEM, a força, a luz que nos apossa.
Para em cada conquista dizer
A vitória é nossa!
Na desordem somente a ORDEM.
Quando bater a tirania socorrei-nos a ORDEM.
No desespero à esperança na ORDEM.
Na defesa institucional sempre a Ordem!
Tudo pela Ordem!
VIDA LONGA A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECÇÃO RONDÔNIA.