Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Defesa das Prerrogativas: OABRO representa magistrados que exigem comprovante de residência

Página Inicial / Defesa das Prerrogativas: OABRO representa magistrados que exigem comprovante de residência

A OAB Rondônia protocolou, junto à Corregedoria-Geral de Justiça, um pedido de abertura de procedimento de controle administrativo. O documento refere-se a práticas que a Seccional entende serem ilegais adotadas por dois juizados no estado.

No documento, o presidente da OABRO, Márcio Nogueira, relata que a gestão da entidade tem recebido reclamações sobre a imposição de obrigações não previstas em lei, especialmente no que diz respeito à apresentação de comprovantes de residência pelos litigantes. Segundo Nogueira, tais condicionante ao acesso à justiça não têm respaldo regulamentar ou legal.

O pedido destaca duas práticas específicas adotadas pelos juizados: a exigência de comprovante de residência em nome próprio, limitado a contas de água, luz ou provedor de internet de fibra óptica; e a determinação de apresentação de comprovante de endereço datado de, no máximo, três meses atrás, em nome próprio, ou, na ausência deste, declaração da prefeitura no endereço cadastrado no sistema.

O presidente da OABRO argumenta que tais procedimentos não condizem com os regramentos legais vigentes, citando o Código de Processo Civil, que não exige a apresentação de comprovante de endereço em nome próprio para a propositura de ação judicial. Ele destaca despachos específicos proferidos nos processos judiciais em questão, ressaltando a falta de respaldo jurídico para tais determinações.

O pedido de abertura de procedimento de controle administrativo destaca a competência da Corregedoria-Geral de Justiça para fiscalizar as atividades dos órgãos judiciários de primeira instância, conforme o Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. O documento ressalta que a atuação da Corregedoria é necessária para evitar prejuízos às partes e aos procuradores nos processos judiciais em trâmite.

A OABRO enfatiza ainda que o pedido não busca suspender os efeitos das decisões judiciais, mas sim sensibilizar e determinar a adequação da postura dos juízos aos ditames legais e constitucionais. O presidente Márcio Nogueira reitera a disposição da entidade para o diálogo construtivo e aguarda a apreciação do pedido pela Corregedoria-Geral de Justiça.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone