Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Conselheira federal da OAB Rondônia assume presidência da Comissão de Direito Processual Penal da OAB Nacional

Página Inicial / Conselheira federal da OAB Rondônia assume presidência da Comissão de Direito Processual Penal da OAB Nacional

Vera também exerce a função de secretária da Primeira Turma da Segunda Câmara do Conselho Federal, fortalecendo a representatividade da advocacia rondoniense no cenário jurídico brasileiro

Siga o nosso canal do WhatsApp

Nos anos 1980, em Rondônia, uma mulher nordestina, com raízes profundas e determinação inabalável, começou a construir uma trajetória que marcaria a história da advocacia no estado. Vera Paixão, hoje conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), recém-nomeada presidente da Comissão Especial de Direito Processual Penal da OAB Nacional e secretária da Primeira Turma da Segunda Câmara do Conselho Federal, é muito mais que uma advogada criminalista, é um símbolo de resistência, justiça e sensibilidade humana.

Filha de Margarida Leda Paixão, uma mulher semianalfabeta que criou não apenas os próprios filhos, mas também mais de uma dezena de crianças como filhos do coração, Vera cresceu observando a generosidade e a luta diária por dignidade. Seu pai, Antonio Igydio Paixão, faleceu quando ela tinha apenas 14 anos, e desde então, ela assumiu responsabilidades cedo,  mas nunca abriu mão do sonho de ser advogada.

“Desde pequena eu dizia que queria ser advogada. Via o que acontecia à minha volta, os abusos, a repressão da ditadura, e entendia que ser advogada era uma forma de lutar contra isso. Minha família sofreu com esse período, e aquilo me marcou profundamente”, conta Vera.

A mudança para Rondônia, ainda na juventude, foi o ponto de virada. A antiga Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná, era uma terra de oportunidades, mas também de desafios.

“Havia muito preconceito. As mulheres eram minoria na advocacia e, na área criminal, quase não havia nenhuma. Ser mulher e criminalista era romper barreiras todos os dias.”

E ela rompeu. Com ética, coragem e compromisso com a justiça, Vera se consolidou como uma profissional respeitada. Sua atuação firme, mas sempre humana, abriu portas não só para ela, mas para outras mulheres que vieram depois.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, Vera tem uma trajetória marcada por trabalho e representatividade. Foi presidente da Subsecção de Ji-Paraná por três mandatos, conselheira seccional por dois mandatos, vice-presidente da Seccional Rondônia, e hoje atua como conselheira federal da OAB.

“Cada etapa me trouxe aprendizados. Passei por todas as pontas do sistema OAB, e isso me permitiu conhecer de perto a realidade da advocacia em todo o estado.”

Com atuação nacional, Vera leva para o Conselho Federal a vivência da advocacia na região Norte, onde as distâncias e as desigualdades ainda são grandes.

“A OAB é plural, o Brasil é plural. E precisamos entender as diferenças regionais com sensibilidade. A realidade de um advogado na capital não é a mesma de quem atua nos rincões do interior. Lutar por essas vozes é o que me move.”

Mas, mesmo com uma carreira sólida e reconhecimento institucional, Vera nunca perdeu suas raízes. Mãe de três filhos e avó de cinco netos, ela encontra na família o seu verdadeiro alicerce.

“A família é a base de tudo pra mim. Gosto de reunir todos, rir, conversar, partilhar a vida. É onde me sinto inteira e equilibrada.”

Católica praticante, ela também encontra na fé um ponto de apoio constante.

“Sou da Comunidade São Francisco de Assis, em Vilhena. Sempre que posso, estou lá. E quando viajo, faço questão de visitar igrejas e lugares históricos. Isso me conecta com minha espiritualidade e com a história das pessoas.”

A história de Vera Paixão é um exemplo vivo de que a advocacia é, acima de tudo, uma missão. E que, mesmo diante de tantos desafios, é possível exercer o Direito com coragem, sensibilidade e, sobretudo, paixão.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone