Página Inicial / Congresso de Direito das Famílias de Rondônia inicia com destaque para importância do tema

1. O I Congresso de Direito das Famílias de Rondônia, uma iniciativa da Comissão de Direito de Família e Sucessões e da Escola Superior da Advocacia da OAB-RO teve início na manhã desta quinta-feira (18/05). O evento é destinado a estudantes e profissionais do Direito.O evento foi aberto pela secretária-geral Aline Silva, que representou o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira. Ela deu as boas-vindas a todos os presentes e enfatizou a relevância da Comissão recém-criada. “Essa comissão há muito tempo já deveria ter sido instituída no sistema Ordem. Quando assumimos, eu na qualidade de secretária-geral fiz o requerimento, defendi a necessidade e o Conselho aprovou a unanimidade. Entoa, desejo um bom congresso a todos”, disse.

Marília Benincasa, Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), compartilhou suas impressões e expectativas. “Quando comecei a advogar em 2023, não poderia imaginar estar aqui. Espero que este seja um congresso onde possamos colocar o direito das famílias no lugar que merece, uma área que tem crescido exponencialmente e merece destaque”.

O conselheiro seccional João Bosco Machado de Miranda ressaltou a importância da realização do evento. “Esse e todos os eventos que a Ordem promove são ações planejadas. Cada um contribui de uma forma colaborativa com a estratégia da Ordem”, disse.

A temática do evento também foi ressaltada pela defensora pública Silvia Garcia, da Defensoria Pública do Estado (DPE). Para ela, “os meios consensuais e a comunicação não violenta são importantes caminhos para a solução dos conflitos”.

Edson Pontes Pinto, diretor-geral da ESA, enalteceu o trabalho de Lívia Lourenço. “Lívia é incansável na missão. A ESA é feita de pessoas. A OAB não é apenas a casa dos advogados, é a casa da cidadania. O tema de hoje tem uma grande dimensão social. A Ordem precisa levar esses temas para o interior, para que ganhem dimensão estadual”, argumentou.

A presidente da comissao, Lívia Lourenço, agradeceu aos membros por todo o trabalho para a realização doq congresso. “A Lívia sem a comissão não teria sucesso. Aproveitem este congresso”.

O congresso representa uma importante oportunidade para os profissionais e estudantes de Direito se atualizarem e discutirem as questões mais relevantes relacionadas ao Direito das Famílias, em um cenário que vem ganhando cada vez mais relevância e complexidade.

O evento está tendo várias temáticas simultânea. As 15h, será a palestra do advogado familiarista Rafael Gonçalves. Também estavam presentes na abertura a secretária adjunta Larissa Rodrigues e a conselheira Caroline Bezerra.