Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Rondônia participa de evento sobre Direitos da Criança e Adolescente, em Brasília (DF)

Página Inicial / Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Rondônia participa de evento sobre Direitos da Criança e Adolescente, em Brasília (DF)

Reunião aconteceu em Brasília (DF), com participação da OAB/RO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), participou, na quinta-feira (3), do evento ‘Diálogo entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da Resolução n° 181/2016 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)’. O evento foi realizado em Brasília (DF), no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UNB), Campus Darcy Ribeiro.

“Nossa Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/RO é sempre atuante na defesa dos povos e comunidades que estão à margem da sociedade. Garantir os direitos das minorias é lutar por um mundo melhor para todos nós cidadãos, uma vez que somos todos seres humanos e iguais, inclusive, perante a lei, fato garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal, nossa Carta Magna”, destacou o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

O presidente da CDDH, Esequiel Roque do Espírito Santo, foi convidado como palestrante e representou a OAB Rondônia no evento, que teve como objetivo trabalhar a implementação da Resolução n° 181/ 2016. A normativa dispõe sobre os parâmetros para interpretação dos direitos e adequação dos serviços relacionados ao atendimento de crianças e adolescentes pertencentes a povos e comunidades tradicionais no Brasil.

Esequiel Roque fez parte da equipe de elaboração da Resolução, contribuindo com o Conanda e a organização Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK), a qual tem acento no Conselho Nacional do Conanda, representando a sociedade civil e os povos e comunidades tradicionais.

“Sabemos que o Brasil é um país multiétnico, com uma enorme diversidade étnico-cultural, onde existem inúmeras pessoas com culturas, costumes, crenças e línguas diferentes, que formam um mosaico cultural que nenhum outro país possui. Nossa riqueza cultural tem se perdido por falta de políticas públicas especialmente voltadas à proteção, promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes de povos e comunidades tradicionais, os quais vivem há décadas na invisibilidade social, econômica e política, em nossa sociedade”, disse Esequiel Roque.

O presidente da CDDH ainda destacou que a Resolução n° 181/2016 do Conanda significa um avanço considerável na luta pela defesa das crianças e adolescentes indígenas, quilombolas, ciganas (“Os Roma”), ribeirinhos, povos e comunidades de “Terreiros” e de Matriz Africana, extrativistas, costeiros, caiçaras, faxinalenses, benzedeiros, pantaneiros e outros, garantindo os seus direitos a serem atendidos pelos serviços públicos de uma forma especializada e sensível a sua cultura e forma de vida.

“Por muitos anos a política de proteção às crianças e adolescentes de povos e comunidades tradicionais foi deixada de lado, por se tratarem de minorias étnicas. Porém, o marco inicial na defesa desses povos e comunidades tradicionais se deu em 2003, com a primeira publicação de uma Resolução do Conanda, de n° 91/2003, a qual citava a necessidade da proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes indígenas. Alertando que o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069/90, deveria ser usado na sua defesa. Porém, esta Resolução n° 91/2003 ainda não abrangia a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes dos outros povos e comunidades”, enfatizou.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone