Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Comissão da Diversidade de Gênero da OAB/RO auxiliou paciente que sofreu transfobia no Hospital de Base

Página Inicial / Comissão da Diversidade de Gênero da OAB/RO auxiliou paciente que sofreu transfobia no Hospital de Base

O caso aconteceu em 2019, quando a Comissão da Diversidade de Gênero da OAB, Seccional de Rondônia, foi acionada, por duas vezes, para ajudar uma paciente transexual que teve atendimento inadequado durante a internação no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. No local, ela acionou os membros da comissão após ter sido internada na ala masculina e chamada pelo nome civil, sob o fundamento de não “ter realizado cirurgia de readequação de sexo, nem ter feito a retificação de seus documentos” mesmo apresentando o cartão do SUS na unidade de saúde, constando seu nome social. Nesta semana, a Justiça condenou o Estado a indenizá-la.

Segundo os membros da Comissão, ao chegarem a unidade de saúde encontraram a paciente no corredor do hospital e totalmente transtornada devido ao tratamento que estava recebendo na unidade. Também não foram encontrados os representantes da diretoria do hospital e a comissão foi encaminhada a um médico ortopedista que seria o responsável pela ala masculina. Após conversa, a paciente foi levada para ala feminina.

Porém, após a saída dos membros da Comissão de Diversidade, a paciente foi novamente hostilizada. Ao retornar, os advogados informaram que a atitude do profissional configurava a prática de conduta transfóbica, e por essa situação constrangedora, a paciente ingressou com ação indenizatória via judicial contra o Estado.

A Sentença do Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho – RO condenou o Estado de Rondônia por prestar atendimento inadequado durante a internação no HB. 

Segundo a sentença, o constrangimento vivenciado pela autora da ação judicial e a ausência de preparo de profissionais do HB ao lhe atender, narra que, embora os direitos das pessoas LGBTQI+ tenham sido consolidados pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Saúde LGBT, as pessoas do gênero continuam sendo desrespeitadas em unidades de saúde e devem ter o devido respeito dentro das unidades.

O Estado de Rondônia indenizará a autora em 20 mil reais. Sentença sujeita a reexame necessário pelo 2º grau de jurisdição, isto é, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone