Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

CFOAB solicita reunião com INSS para tratar sobre o reconhecimento da advocacia como habilitada a prestar consultoria e assessoria previdenciária

Página Inicial / CFOAB solicita reunião com INSS para tratar sobre o reconhecimento da advocacia como habilitada a prestar consultoria e assessoria previdenciária

Pedido foi feito após a veiculação de um aviso institucional do INSS nas redes sociais com a mensagem “Ninguém precisa pagar ninguém para pedir um benefício do INSS!”

Siga o nosso canal do WhatsApp

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) protocolou solicitação de reunião com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social para tratar sobre o reconhecimento da advocacia como habilitada a prestar consultoria e assessoria previdenciária. O pedido foi feito após a veiculação de um aviso institucional do INSS nas redes sociais, no dia 31 de outubro, com a mensagem “Ninguém precisa pagar ninguém para pedir um benefício do INSS!”.

A publicação, segundo o CFOAB, embora reforce o acesso gratuito aos serviços previdenciários pelos canais oficiais, não afasta a importância e a essencialidade da advocacia na concretização dos direitos previdenciários e assistenciais.

Em ofício encaminhado à presidência do INSS, o Conselho Federal destacou que o acordo de cooperação técnica firmado entre a OAB e o Instituto reconhece formalmente a advocacia como apta a representar cidadãos perante a Previdência Social.

O documento ressalta ainda que, conforme o artigo 133 da Constituição Federal, “a advocacia é indispensável à administração da justiça”, sendo fundamental para a correta interpretação das normas previdenciárias, especialmente nos casos de indeferimento indevido de benefícios, revisões e controvérsias administrativas e judiciais.

A OAB Nacional solicitou que o INSS apure as situações relacionadas à divulgação do aviso e agende, em caráter de urgência, uma reunião com representantes da Ordem para tratar do tema e reafirmar o papel da advocacia como parceira institucional na defesa dos direitos dos segurados.

Em Rondônia, a iniciativa foi recebida com apoio pela Seccional. O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, reforçou que o posicionamento do Conselho Federal é fundamental para a valorização da advocacia previdenciária e para garantir que a sociedade compreenda a importância desse trabalho técnico.

“A advocacia previdenciária é essencial para assegurar o cumprimento da legislação e a efetividade dos direitos dos segurados. O profissional da advocacia tem conhecimento técnico e jurídico para orientar corretamente o cidadão, evitando prejuízos e injustiças. A OAB Rondônia apoia integralmente a atuação do CFOAB nesse diálogo institucional com o INSS”, afirmou Márcio Nogueira.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone