Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO é informada pelo TJ/RO que o órgão assumiu o desenvolvimento do PJe

Página Inicial / OAB/RO é informada pelo TJ/RO que o órgão assumiu o desenvolvimento do PJe

Felippe Pestana, presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Tecnologia da OAB/RO

Durante a última reunião do Comitê Gestor do PJe, o Tribuna de Justiça de Rondônia informou a OAB/RO e as demais instituições participantes que assumirá o desenvolvimento do Processo Judicial Eletrônico – Pje e, a partir desse momento, a responsabilidade pela manutenção e implementação da ferramenta tecnológica passa a ser realizada diretamente pela equipe de tecnologia do TJ/RO e não mais pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na prática, o tribunal passará a ter maior autonomia em relação ao PJe, devendo encaminhar ao CNJ as versões desenvolvidas e disponibilizadas aso usuários do programa de controle judicial.

Juntamente com essa notícia, o TJ/RO esclareceu o que o PJe versão 2.0 somente será implantado após liberação por parte do CNJ. Na oportunidade, o desembargador presidente do Comitê esclareceu que o TJ/RO não foi escolhido pelo CNJ para implantação da referida versão e por essa razão os trabalhos de desenvolvimento serão realizados na atual versão.

Segundo o advogado Felippe Pestana, presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Tecnologia da OAB/RO e representante da advocacia no Comitê Gestor, o fato de o TJ/RO assumir o desenvolvimento da ferramenta representa uma autonomia que poderá resultar em soluções mais céleres e eficazes dos problemas do PJe. “Por outro lado, a promessa das soluções da versão 2.0 do PJe, que sempre foi avaliada como um divisor de águas para os percalços da ferramenta, me parece ficar mais distante agora”.

Pestana esclareceu ainda que a OAB/RO fará um levantamento minucioso de todos os relatos de problemas e soluções de melhorias propostas ao CNJ, pela OAB, para replicar tais solicitações diretamente ao CNJ. “Considerando que o TJ/RO agora tem autonomia no desenvolvimento e solução dos problemas, nada mais justo que replicarmos as solicitações de todas as Seccionais da OAB direcionadas ao CNJ para que o TJ/RO atenda em relação ao PJe/TJ/RO. Pedidos como a implementação de ferramenta independente de Java, publicações por meio do Diário de Justiça, acessibilidade do PJe para advogados deficientes visuais, além de outras solicitações de melhoria na ferramenta, como a disponibilidade do Escritório Digital, são solicitações já realizadas diretamente ao TJ/RO”, explicou Pestana.

Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, é um momento de assegurarmos a efetividade do PJe para a advocacia rondoniense. “Não há mais espaço para experiências e experimentos. No momento em que o TJ/RO decidiu adotar o PJe, assumiu o ônus de garantir que a nova ferramenta oferecesse celeridade e melhorasse a qualidade na prestação jurisdicional, fato que não vem ocorrendo. Estamos intensificando as cobranças ao TJ/RO, e esse novo modelo facilitará, na medida em que o Tribunal não poderá mais alegar que depende do CNJ para solucionar quaisquer problemas apresentados pelo PJe. Reafirmamos nossa parceria com o TJ/RO, mais deixamos claro que a sociedade não pode padecer no acesso ao Poder Judiciário por falhas de sistema, isso é inadmissível”.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO, com informações do TJ/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

30 Abr
16h
próximo evento

Reunião da Comissão da Mulher Advogada

Hibrida

R. Paulo Leal, 1232-1300 - Nossa Sra. das Graças, Porto Velho - RO, 76804-128

local
(69) 3217-2113 mais informações
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Josué Henrique RESPONSÁVEL responsável

69 69 -3217 telefone
Jane Paulino responsável

Paula Belletti responsável

Kea Alexia responsável

Manoel Bentes responsável

69 69 8-484- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
ANA FLÁVIA,PRISCILA FIAMA responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
PRISCILA FELIPE responsável

Dra. Raianne Fortes ,Dra. Saiera Silva responsáveis

69 69 3-217- telefone
JUCIELMA PALHETA responsável

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

69 3217-2110 telefone
PAULA BELLETTI responsável

69 69 3-217- telefone
Kea Alexia responsável

69 69 -3217 telefone
Maike,Daniel,David responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia responsável

69 3217-2123 telefone