Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Chamada de vídeo com “juiz”, documentos falsos e uma vítima: como criminosos usaram o nome de um escritório para aplicar golpe em cliente de Rondônia

Página Inicial / Chamada de vídeo com “juiz”, documentos falsos e uma vítima: como criminosos usaram o nome de um escritório para aplicar golpe em cliente de Rondônia

OAB Rondônia segue atuando em parceria com autoridades estaduais e nacionais para investigar esses crimes, proteger a população e preservar a integridade da profissão

Siga o nosso canal do WhatsApp

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) tem intensificado os alertas à população diante do aumento de denúncias sobre golpes praticados por falsos advogados no estado. Um dos casos envolve o advogado Jessé Victor, de Porto Velho, cujo escritório foi indevidamente associado a uma fraude que resultou em prejuízo financeiro a uma cliente.

Segundo o relato, os golpistas entraram em contato com clientes do escritório, utilizando documentos como petição inicial e procuração, e apresentando informações detalhadas sobre os processos. A comunicação era feita com linguagem jurídica e aparência formal, o que aumentava a credibilidade da farsa. Para completar o golpe, os criminosos marcavam supostas audiências por videochamada com um “juiz” fictício.

“Eles ligavam se passando por nossa equipe, indicavam um número para contato e, na chamada de vídeo, uma pessoa se apresentava como juiz. Uma das minhas clientes caiu no golpe porque acreditou que era algo oficial”, contou Jessé Victor.

Durante a chamada, a vítima foi induzida a realizar uma transferência bancária sob a promessa de que o valor seria devolvido logo após a audiência, como parte de um suposto acordo judicial. A devolução, no entanto, nunca aconteceu. Sensibilizado com a situação, o advogado afirma que o escritório assumiu as medidas cabíveis:

“Orientamos a cliente sobre a denúncia e arcamos com os custos das ações cíveis e criminais. Apesar de fugir completamente do nosso controle, nos solidarizamos para minimizar ao máximo o impacto do golpe.”

Diante do ocorrido, Jessé Victor implementou mudanças preventivas em sua atuação. Todos os novos contratos do escritório passaram a conter cláusulas específicas sobre golpes, incluindo a divulgação do número oficial de contato, com orientação clara de que qualquer alteração será feita exclusivamente por comunicação direta da equipe.

O caso reforça os alertas da OAB Rondônia, que recomenda medidas de segurança como a verificação do registro do advogado no site oficial da OAB (www.oab.org.br/servicos/cna), a exigência de contrato de honorários e atenção redobrada a contatos com tom de urgência ou pedidos de dinheiro.

Além disso, a OAB Nacional disponibilizou a plataforma ConfirmaADV (confirmadv.oab.org.br), uma ferramenta gratuita e acessível que permite a qualquer cidadão verificar em tempo real se um advogado está efetivamente por trás de um contato. Basta informar o número de inscrição na OAB, o estado e o e-mail. O sistema envia um alerta ao advogado, que tem até cinco minutos para confirmar a solicitação. Caso não haja confirmação, ambas as partes são notificadas. O recurso é mais uma forma de reforçar a segurança nas relações entre cliente e advogado.

“É preciso atenção constante. Esse tipo de golpe afeta a imagem da advocacia e prejudica diretamente quem mais precisa de amparo jurídico”, reforça Jessé Victor.

A OAB RO segue atuando em parceria com autoridades estaduais e nacionais para investigar esses crimes, proteger a população e preservar a integridade da profissão.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone