Página Inicial / Representantes da OAB-RO vistoriam Presídio Central de Ji-Paraná e constatam irregularidades em celas

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia constataram a necessidade de melhorias a serem realizadas nas celas de triagem do Presídio Central de Ji-Paraná. Uma vistoria foi realizada, na última sexta-feira (21), pelo Presidente da Subseção de Ji-Paraná, Jefferson Freitas Vaz, e a Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania de Ji-Paraná, Claudinete Maria Condaqui.

Acionados pelo Conselho Penitenciário (Copen), eles realizaram uma vistoria no Presídio Central acerca de irregularidades nas celas de triagem e na cela individual disciplinar (CID) da unidade prisional com o fim de detectar se havia ou não ofensa à dignidade dos presos na situação em que se encontram.

Conforme Jefferson Freitas, verificou-se no momento da vistoria, que a cela individual disciplinar não tinha nenhum preso, sendo observada a necessidade de melhorias no local, em especial, quanto a utilização do vaso sanitário e chuveiro. “Agora, a Secretaria de Estado de Justiça será notificada para fazer as devidas melhorias no local”, disse.

Quanto a cela de triagem, constatou-se a ausência de colchão, que segundo a Polícia Penal, já seria resolvido naquele mesmo dia. “É importante frisar que, conforme planilha que nos foi apresentada, os presos que se encontravam na referida cela há três dias”, disse a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ji-Paraná.

A Comissão também aproveitou para verificar os parlatórios do Presídio Central e constando-se a regularidade. Os Policiais Penais, Marcos Vinicius e Luiz Alberto Pcin acompanharam também os trabalhos realizados pela Comissão.