A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), representada pelo diretor tesoureiro da Seccional, Fernando Maia, participou, na manhã de terça-feira (28), da inauguração do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT), no Fórum Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), em Porto Velho. Após a inauguração do Centro, o TRT14 ainda promoveu a abertura da exposição ‘Justiça do Trabalho Itinerante e Programa Justiça & Cidadania – 15 anos de Histórias’ em comemoração aos 31 anos de instalação da entidade.
Fernando Maia parabeniza o Tribunal pela ação e garante que a Ordem sempre estará comprometida com a dinamização das atividades e serviços do judiciário. “O TRT completa hoje 31 anos de vida. São três décadas de história e de trabalho, de prestação jurisdicional e de serviço social junto a esta sociedade rondoniense. E, nesse momento de celebração, oferta à sociedade o Centro Judiciário que, com certeza, irá facilitar a garantia do acesso à Justiça e à ampliação da cidadania”, pontua.
O presidente do TRT14, desembargador Shikou Sadahiro, parabenizou e agradeceu todos os magistrados, servidores, estagiários e colaboradores pelo desempenho que refletiram nos resultados de excelência destacados ao TRT14. “Efetivamente precisamos ter um olhar diferente e constante em relação às metas, para que elas sejam indicadores importantes para buscarmos melhorar nossa prestação jurisdicional à sociedade”, afirma.
O juiz do Trabalho Vitor Leandro Yamada, idealizador do projeto de implantação do Cejusc-JT, comenta que resolução consensual é a melhor forma de acabar com os conflitos existentes. “O maior interesse do Tribunal é criar uma estrutura adequada para a resolução consensual de conflitos, e não apenas decidir um processo, pois a decisão do juiz nem sempre agrada todas as partes”, conta.
Segundo o juiz do Trabalho Cleiton William Kraemer Poerner, responsável por dirigir o Centro, a criação de Núcleo de Conciliação é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da Resolução 174/2016, documento que institui um plano nacional de estímulo à mediação e à conciliação na solução de conflitos trabalhistas.
“Nosso objetivo é aplicar um método alternativo de solução de conflito. Com a instalação do núcleo queremos resolver as questões da forma mais justa e célere possível. É muito necessário que a gente conte com o auxílio dos excelentes advogados que atuam em Rondônia, que vejam os benefícios da conciliação, para que encampem essa ideia tanto quanto o Tribunal”, conclui o juiz Cleiton William Kraemer Poerner.