Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB Rondônia solicita atuação do Conselho Federal da OAB contra decisão do STJ que impede penhora de benefício previdenciário para pagamento de honorários

Página Inicial / OAB Rondônia solicita atuação do Conselho Federal da OAB contra decisão do STJ que impede penhora de benefício previdenciário para pagamento de honorários

No documento, a Seccional alerta para os riscos à sustentabilidade da advocacia previdenciária e à defesa dos mais vulneráveis

Siga o nosso canal do WhatsApp

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia encaminhou nesta segunda-feira (27) ofício ao presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, manifestando preocupação com o recente entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Recurso Especial nº 2.164.128/SP. No julgamento, a Terceira Turma da Corte decidiu que não é possível penhorar proventos de aposentadoria para o pagamento de honorários advocatícios contratuais, ainda que relacionados à atuação do advogado na obtenção do próprio benefício.

No documento, assinado pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, a Seccional destaca que a decisão representa um risco concreto à sustentabilidade do exercício profissional na área previdenciária, especialmente para advogados que atuam na defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“O que está em jogo é o reconhecimento do trabalho essencial da advocacia na concretização de direitos. Quando se retira a possibilidade de satisfação dos honorários mesmo diante de um contrato legítimo e do êxito obtido, fragiliza-se a função da advocacia e inviabiliza a atuação profissional em muitas regiões do país”, afirma Márcio Nogueira.

A OAB Rondônia solicitou que o Conselho Federal da OAB adote providências institucionais para reverter o entendimento firmado pelo STJ, seja por meio de embargos de declaração, sustentação de teses jurídicas mais adequadas à valorização da advocacia ou mesmo atuação legislativa, a fim de salvaguardar a natureza alimentar dos honorários advocatícios e sua vinculação ao êxito da demanda.

A medida reforça o compromisso da Seccional com a valorização da profissão e a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, sobretudo em um cenário em que decisões judiciais podem comprometer a própria existência de milhares de profissionais em todo o Brasil.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Jheniffer Núbia (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone