Durante a 495ª Sessão Ordinária do Conselho Seccional das Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), foi lançada a Cartilha “Reconhecer, Nomear e Transformar”, iniciativa da Comissão da Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra. O evento aconteceu no plenário da Ordem, em Porto Velho, marcando um importante passo na promoção da equidade racial e no enfrentamento do racismo estrutural no estado.
CLIQUE AQUI e acesse a Cartilha de Letramento Racial OAB
A cartilha tem como objetivo evidenciar como o racismo estrutural opera dentro das instituições, além de apresentar ferramentas práticas para o seu combate. O material também aborda o letramento racial e seus impactos no direito e na vida cotidiana, oferecendo subsídios tanto para a advocacia rondoniense quanto para toda a sociedade.
“A Comissão da Igualdade Racial tem o compromisso de transformar o direito em instrumento de justiça real. Nosso trabalho é coletivo, diário, e atravessado pela escuta, pela memória e pela luta por equidade”, destacou a advogada Rafaela Albuquerque, presidente da Comissão.
A iniciativa não apenas apresentou conceitos fundamentais, mas também valorizou o papel da Comissão na construção de ações afirmativas, sensibilizando profissionais do direito e a sociedade para a importância do combate ao racismo estrutural, promovendo uma advocacia mais inclusiva e consciente.