A Comissão de Proteção e Defesa Animal (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participou, na última segunda-feira (30), de reunião na sede da Prefeitura de Porto Velho para tratar sobre projetos voltados à causa animal. Na oportunidade, foram apresentadas as propostas de disponibilização de um terreno para a construção de um abrigo público com capacidade de alocar em torno de 600 animais de rua, e a construção de um hospital veterinário.
Participaram da reunião a presidente da Comissão, Andréa Almeida; a vice-presidente, Ana Valeska Duarte; o prefeito Hildon Chaves, a primeira dama Ieda Chaves, o deputado federal Expedito Neto, a procuradora da República Gisele Bleggi, os secretários municipais Robson Damasceno Silva Júnior – Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Márcia Luna – Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), protetores e representantes de ONGs da causa animal.
Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, o debate de ideias é essencial para intensificar os trabalhos. “Todos nós, cidadãos, irmanados com o poder público, protetores e entidades, temos que somar esforços na luta pela proteção animal. Com consciência e diálogo, encontraremos medidas que resultem em um futuro melhor para a causa animal. A Ordem, enquanto instituição social estará sempre disposta a colaborar com as ações”.
O prefeito Hildon Chaves e o secretário Robson Damasceno Júnior falaram que aos poucos estão avançando nas políticas públicas para a causa animal em Porto Velho, e que já começaram as campanhas de castrações em parceria com a faculdade Fimca e que, em breve os animais terão também os atendimentos de primeiros socorros.
O deputado Expedito Neto afirmou o compromisso de repassar uma emenda parlamentar para o município de Porto Velho, em torno de R$ 1,5 milhão, para a construção do abrigo e do Hospital Veterinário.
O secretário Robson Damasceno Júnior também informou a publicação de um edital de chamamento, na semana passada, sobre o repasse de cem mil reais para uma ONG devidamente legalizada concorrer e continuar executando seu trabalho social de resgate de animais de rua. Além desse edital, será publicado outro sobre o repasse de cento e cinquenta mil reais para que um hospital veterinário possa atender animais em situação de emergências, como casos de atropelamento ou enfermos por outras viroses.
Para a presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/RO, Andréa Almeida, o diálogo entre as instituições foi muito significativo. “Esse é um grande avanço para todos que militam pela causa animal. O primeiro passo foi dado, e um passo muito importante para continuarmos a unir forças e avançarmos na efetivação de políticas públicas direcionadas para a defesa e proteção dos animais”.
A vice-presidente da Comissão, Ana Valeska Duarte, ressalta que fica muito satisfeita com as iniciativas. “Termos um abrigo público e um Hospital Veterinário para atender os animais de rua, ONGs e a população carente, será um grande marco para a construção de políticas públicas de bem-estar animal, um enorme avanço para toda a sociedade”.