Página Inicial / Em ‘Caravana do Empreendedorismo’, interiorização da OAB Jovem é realizada em Cacoal, Espigão, Pimenta e Machadinho

OAB Jovem em Cacoal.

Em parceria à Caravana do Empreendedorismo, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), a Comissão dos Jovens Advogados (OAB Jovem) da Seccional realizou, na última semana, a Caravana de Interiorização nas Subseções de Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno e Machadinho do Oeste. Na ocasião, foram nomeados membros da OAB Jovem em cada local, e discutidas as aplicações das atividades a serem desenvolvidas nas Subseções com a finalidade de auxiliar os profissionais que ingressam na carreira.

Espigão do Oeste.

Agora, a OAB Jovem de Cacoal, atendida na primeira etapa do projeto, também conta com uma Coordenação de Acolhimento. Em seguida, a Comissão passou por Espigão do Oeste e por Pimenta Bueno, e encerrou esta etapa da programação em Machadinho do Oeste, ocasião em que o advogado Alan Cesar Silva da Costa foi nomeado para presidir a Comissão dos Jovens Advogados no município. Em geral, a OAB Jovem elencou essenciais projetos que visam o fortalecimento e capacitação da jovem advocacia no interior do estado.

Em Pimenta Bueno, jovens advogados avaliaram a ação como positiva.

Para a presidente da OAB Jovem, Larissa Rodrigues, é uma oportunidade de integrar os novos profissionais ao Sistema OAB. “Nós queremos transformar a OAB Jovem em uma comissão mais dinâmica e atuante. Dispor de energia para buscar inovações e a experiência, o que nos traz sabedoria e paciência para entender e resolver questões complexas, dar uma resposta institucional dentro daquilo que se espera da OAB, com respeito, solidez e enaltecer ainda mais as principais evoluções que a ordem vem sofrendo”, conclui.

O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, destaca que, durante a faculdade de Direito, não é ensinado como iniciar a profissão e a isso se deve a importância da ação. “O jovem advogado tende a iniciar a profissão totalmente sem direção justamente pelo amplo leque de opções que o Direito lhe proporciona. Na advocacia, como em qualquer outra carreira, é muito difícil iniciar com prestígio, mas, um fato é certo, se o jovem profissional não der o primeiro passo, o sucesso nunca chegará. E para isso, é necessário o estudo e capacitação contínuos”, afirma.

Programação da semana encerrou em Machadinho.

De acordo com o conselheiro federal da Seccional e ouvidor nacional da OAB, Elton Assis, a iniciativa é grande suporte à advocacia jovem. “Além de promover um relevante e específico conhecimento de como empreender na profissão, a proposta da Caravana estimula a reflexão sobre nossas conquistas e valores da advocacia, construídos ao longo da história no qual a Ordem foi sempre protagonista. Uma iniciativa de extrema importância aos profissionais rondonienses”, comenta.

O secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, enfatiza que os resultados serão incomensuráveis e refletidos à sociedade. “Levar conhecimento à jovem advocacia do estado contribui diretamente à prestação jurisdicional, para a qual temos o papel de garantir o cumprimento dos seus direitos constitucionais. Além disso, valoriza, dignifica e fortalece a advocacia rondoniense”, pontua.

Caravana do Empreendedorismo
A iniciativa, que será levada a todas as 18 subseções do estado, contará com palestras voltadas à otimização da prática da advocacia com foco no melhor resultado, abordando temas como as vantagens de cada modelo de estruturação da advocacia e marketing jurídico. Além disso, terá desconto de 50% no valor da taxa para a constituição de sociedade de advogados. Membros da Comissão de Sociedade de Advogados (CSA) ficam à disposição para analisar os pedidos e permitir que as sociedades sejam constituídas imediatamente.