Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Discurso do desembargador Miguel Raduan, presidente do TJ, durante início das comemoração dos 50 anos da OABRO

Página Inicial / Discurso do desembargador Miguel Raduan, presidente do TJ, durante início das comemoração dos 50 anos da OABRO

Honra-me, sobremaneira, participar dessa solenidade de abertura dos trabalhos deste seleto colegiado.

A satisfação se dá pela importância da valorosa OAB, Pois mais do que instituição jurídica, é pilar fundamental da democracia, promovendo justiça, igualdade e atuando na defesa de direitos fundamentais.

Ademais, não se pode perde de vista que a atuação dessa valorosa classe, longe de se limita ao trabalho forense,

Permita todo as esferas da sociedade, garantindo que a voz do cidadão e da cidadã seja ouvida.

Mas não e só, não se pode perder de vista a importância da OAB para o fortalecimento da sociedade, pois, cada advogado e advogada tem o privilégio e a responsabilidade de representar não apenas cliente, mas, notadamente, valores fundamentais de justiça, igualdade e, o mais importante, dignidade humana.

Enfatizo, pelo relevo, a OAB desempenha papel crucial na defesa desses valores, atuando como guardiã dos direitos e das liberdades individuais com a convicção de que onde direito humanos são constantemente desafiados, a sua participação ativa e vigilante e de importância capital.

É preciso, senhor presidente, não perde de vista que essa valorosa classe não se limita a trabalhar para solucionar conflitos legais; vai muito além, promove educação jurídica, defendendo direitos das minorias, lutando contra a corrupção e garantindo acesso a justiça para todos, independentemente de condição social, econômico ou étnica

Lado outro, não se pode descurar que a OAB desempenha papel fundamental na promoção da ética e da integridade no exercício da advocacia.

E preciso, senhor presidente a já falamos sobre as outras oportunidades, que a valorosa OAB, tão cuidadosa no resguardo das garantias dos que militam na advocacia, não se descuide de orientar a conduta processual nos contornos as retidão e da fidalguia, sem vitupérios e agressões descabidas, não só em relação à parte adversa, mas notadamente, em relação a magistrados com afirmações maledicentes e até mesmo injuriosas.

A advocacia, por certo, não se faz com a agressividade e representações descabidas e desarrazoadas; é preciso orientação constante, notadamente aos iniciantes, no sentido de que o bom debate no processo deve ser conter nos limites das teses jurídicas, sem ofensas a quem quer que seja.

Manifestações em alto nível, iniludivelmente enriquece o debate. O destempero vernacular, por seu turno, para além de empobrece-lo expõe o profissional e desmerecer a sua atuação no processo.

Enfatizo, ademais, o importante papel da OAB como agente de transformação social, pois, por meio de suas comissões e projetos sociais, contribui, sobremaneira, para a edificação de uma sociedade mais junta e inclusiva, disponibilizando a assistência jurídica gratuita, promovendo a conscientização sobre direitos e deveres e, principalmente, se insurgindo contra toda forma de injustiça e discriminação.

Em Rondônia, senhor presidente, a responsabilidade de vossa excelência ainda maior, pois a valorosa OAB é parte integrante do processo de construção de consolidação de um estado mais junto e prospero e, por essa razão, impõe-se atenção redobrada para os deságios que deve enfrentar na busca por soluções que beneficiem, indistintamente, todos cidadãos e cidadãs.

Com esse olhar, tenho forte convicção que a interlocução se mostra essencial.

A harmonia entre a advocacia e o judiciário é de fundamental importância para garantir o bom funcionamento do sistema de justiça e para efetivação de direitos dos cidadãos e cidadãs.

E indispensável trabalhar em conjunto, buscando, sempre, aprimorar nossas instituições em promover a justiça acessível, ágil e eficiente.

Conclamo, pois, diálogo aberto e construtivo com a poder judiciário, de modo a contribuição para o aperfeiçoamento do sistema jurídico e para o fortalecimento do estado de direito e enquanto estiver corregedor, senhor presidente e seletos conselheiros, conte com nosso apoio e parceria.

Por fim, e já concluindo minha oratória, não poderia deixar de tratar importa episódio que também tenho a honra de testemunhas nessa manhã, o jubilamento do notável advogado Odair martini, profissional fidalgo que dedicou sua vida á advocacia.

É esse um momento ímpar na sua vida, pois se está á reconhecer não somente os anos serviços prestados, mas também e principalmente, o legado deixado para futuras gerações.

Sou testemunhas de que, ao longo da sua carreira, doutor Odair Martini demostrou não apenas habilidades técnica, mas acima de tudo, compromisso com valores éticos e morais que devem nortear o atuar do advogado.

Doutor Martini tenha certo que sua conduta exemplar e dedicação incansável no zelo pelos interesses de seus clientes são fontes de inspirações para seus colegas.

Parabéns, doutor Odair Martini pela bela carreira, que deus continue a lhe iluminar!

Muito obrigado!

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone