Congresso sobre Libras e educação inclusiva tem participação da OAB/RO

Página Inicial / Congresso sobre Libras e educação inclusiva tem participação da OAB/RO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia participou, na manhã desta quarta-feira (28), do I Congresso Pan-Amazônico de Pesquisas sobre Libras e Educação Inclusiva. A iniciativa visa promover a ‘Cultura Surda’ e proporcionar a discussão e reflexão envolvendo aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais (Libras), à metodologia para ensinar Libras e a educação dos surdos, além da profissionalização do tradutor e intérpretes da língua.

A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, integrou a mesa de abertura do congresso. “A OAB, depois de fortalecer o próprio advogado, atua em um momento de adotar medidas para tutelar todos os direitos essenciais de acessibilidade à pessoa com deficiência. Para a Seccional, é uma honra participar de um evento dessa magnitude, para que possamos ativamente funcionar como uma ponte mais estruturada que facilita as pessoas com deficiência a participarem e a conhecerem formas de superar barreiras”, destaca.

Integrantes da CDPD da Seccional também participaram do evento.

De acordo com a integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da Ordem, Belzira Shockness Simôa, a Seccional, por meio da comissão, além de promover, participa de todo projeto voltado à inclusão social. “É uma grande oportunidade da OAB mostrar interação com toda forma de público. Este evento é muito importante para a comissão atuar constantemente na área e se fazer presente, de forma que possamos contribuir com o desenvolvimento da pessoa com deficiência, além de também aprendermos com eles.”

O evento terá continuidade nos dias 29 e 30 deste mês, no auditório da Uniron, no shopping de Porto Velho. O congresso é promovido pelo curso de pós-graduação em Libras e Educação de Surdos da Uniron e o Projeto Café com Libras, em parceria com a Associação de Professores, Parentes, Amigos e Interpretes dos Surdos do Estado de Rondônia (Appis/RO), Associação dos Surdos de Porto Velho (ASPVH) e Universidade Federal de Rondônia (Unir).