Comissão comemora sucesso da I Caminhada em Prol do Autismo

Página Inicial / Comissão comemora sucesso da I Caminhada em Prol do Autismo

Evento foi promovido pela Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência

Evento foi promovido pela Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

“Ainda temos muito o que fazer, mas a união é o caminho certo”. A avaliação foi feita pela presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Evany Gabriela Córdova, após a I Caminhada em Prol do Autismo. O evento, realizado na tarde de sábado, em Porto Velho, segundo ela, foi um sucesso e contou com a participação de cerca de 200 pessoas.

A iniciativa integra as atividades promovidas pela CDDPD em abril, mês de conscientização em relação ao autismo, uma vez que o dia 2 foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial da Conscientização do Autismo com a finalidade de despertar a debate sobre a realidade da pessoa com espectro autista. De acordo com a ONU, há 70 milhões de pessoas com espectro autista no mundo. No país, não existe uma estatística oficial, mas a ONG Movimento Orgulho Autista Brasil estima que o número seja próximo de 2 milhões.

A caminhada em Porto Velho contou com o apoio de diversas entidades, entre elas, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA-RO), a Pestallozzi e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), além da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro) e outras comissões da OAB/RO. “Agradeço de coração todos os parceiros que enviaram seus representantes. Ainda temos muito o que fazer, mas a união é o caminho certo”, disse Evany.

Sede da OAB/RO está iluminada de azul para campanha de Conscientização do Autismo

Outra iniciativa da Ordem é a iluminação do prédio da Seccional Rondônia que está azul – cor que simboliza o autismo – durante todo o mês de abril. “A população precisa conhecer a realidade do autismo e, principalmente, a Lei 12764 de 2012, que estabelece a política nacional dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. As pessoas com autismo têm diversos direitos garantidos por essa legislação e é papel da OAB cobrar o cumprimento deles”, explica Evany.

A Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência também participou, em conjunto com a OAB Mulher, da abertura oficial do evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na AMA-RO. Na ocasião, foram entregues materiais de expediente arrecadados pelos advogados e que são fundamentais à associação, pois são utilizados diariamente na didática com os alunos que frequentam o local.

Atualmente, a associação atende 32 alunos, com variadas idades. As contribuições para a causa podem ser feitas na OAB/RO e na sede da AMA-RO – localizada na Rua Iguatemi, nº60, Vila da Eletronorte, setor Oeste e através da conta da Associação: Agência: 0663, Conta Corrente: 54217-3, Banco Itaú. Mais informações pelo telefone (69) 3213-229 e e-mail: [email protected]

Confira a galeria de fotos da I Caminhada em Prol do Autismo