Cerca de 60 advogadas-mães são beneficiadas com o auxílio maternidade da OAB-RO

Página Inicial / Cerca de 60 advogadas-mães são beneficiadas com o auxílio maternidade da OAB-RO

Auxílio maternidade quita a anuidade da mulher advogada que deu à luz no ano anterior

A maternidade é um momento especial, mas também muito delicado para muitas mães, em especial as mulheres que combinam maternidade e advocacia. Com o intuito de acolher essas genitoras, o braço assistencial da Seccional Rondônia da OAB, disponibilizou o auxílio maternidade para cerca de 58 mulheres advogadas. O benefício tem o objetivo de quitar a anuidade do ano seguinte ao nascimento do bebê das profissionais da advocacia.

Além do pagamento da anuidade, também são doados kits maternidade com alguns produtos de higiene para o bebê. Para adquirir o auxílio, a mãe advogada precisa estar inscrita há mais de um ano na OAB-RO.

Para a OAB-RO, esse projeto é de suma importância, pois muitas mulheres, nesse momento de maternidade, se sentem fragilizadas, e o apoio é um suporte necessário que a Ordem oferece, se tornando uma rede de apoio. “É com esse olhar de cuidado, de suporte a essas profissionais, que se tornam mães, e que precisam deixar a profissão um pouco de lado. Ou seja, ela deixa de produzir e amplia os seus gastos mensais. Nada mais justo que a Ordem, a casa da advocacia, levar esse benefício para a advogada-mãe”, disse o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira.

Uma das beneficiadas foi a conselheira seccional Estefânia Souza Marinho, advogada há 8 anos. Atualmente ela é também vice-presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência de Ji-Paraná. Para ela, combinar maternidade e advocacia é desafiador, mas com ajuda da rede de apoio tudo se torna possível. “Tive um parto extremamente difícil e fiquei 103 dias na UTI com meu filho, que nasceu prematuro extremo. Fui informada por um amigo conselheiro, sobre o direito ao benefício”, disse.

Ela relatou ainda que “o benefício da isenção de anuidade da OAB Rondônia ajudou muito, visto que com uma criança pequena os gastos aumentaram consideravelmente”.

Desafios e sentimentos semelhantes foram vividos pela advogada que já exerce a profissão há 6 anos, Silveleny Serenini Borges, mãe de um menino de 7 anos e de um bebê de 7 meses. “Na minha experiência é bastante complicado, pois tenho 2 filhos com idades diferentes. Uma secretária me ajuda com o bebê durante o dia. Faço as refeições da família, levo o filho mais velho na escola e assim restam apenas 4 horas para dedicar ao trabalho”, explica.

Silveleny conta que conheceu o auxílio pelo site da OAB-RO e que foi de muita ajuda durante o período de afastamento do trabalho, por conta da recuperação da cesárea. “O kit sem dúvidas é de muita qualidade e utilidade, porém a quitação da anuidade é de longe o que mais teve impacto na minha vida. Considerando que a maternidade, muitas vezes sem rede de apoio, acaba fazendo com que haja uma certa limitação no tempo útil de trabalho, causa uma queda na renda, que no momento passou a ter despesas bem mais altas do que antes”, relata.

Advogada há apenas 1 ano e meio, Josileyde Cristina de Menezes Nunes Horta, compartilha dos sentimentos de Estefania e Silveleny. Ela conta que conciliar a carreira e a maternidade não é uma tarefa fácil. “É bastante desafiador por ser minha primeira gestação e por estar na profissão há pouco tempo. A profissão de advogada não tem carga horária e muito menos previsibilidade. Então, ter essa isenção fez muita diferença. Com o valor que eu pagaria a anuidade, posso destinar apenas ao bebê. A OAB Rondônia me ajudou bastante”, agradece.

Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ana Paula Soares, destaca que o benefício vem adequar ao plano de valorização da mulher advogada que tem a necessidade desse auxílio. “Vejo como uma iniciativa muito bonita da parte da OAB-RO, de entender essa situação, esse momento, que é muito único e muito significativo também para mulher, trazendo esse valor que, embora simbólico, é um reconhecimento de um direito que essa advogada tem”, finaliza.

Fonte da Notícia: Jhulie Caline - Ascom OAB/RO