Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Vice-presidente da OAB/RO participa de audiência pública sobre inclusão dos surdos no mercado de trabalho em Ji-Paraná

Página Inicial / Vice-presidente da OAB/RO participa de audiência pública sobre inclusão dos surdos no mercado de trabalho em Ji-Paraná

Ouça a versão em áudio

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Solange Aparecida, participou de uma audiência pública em Ji-Paraná sobre a inclusão dos surdos no mercado de trabalho da região. A iniciativa que aconteceu em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, ocorreu no auditório da Subseção da OAB/RO em Ji-Paraná.

Como encaminhamentos da audiência pública, decidiram que ocorrerá uma reunião entre a Associação dos Profissionais Tradutores e Associação dos Surdos para traçarem um plano de trabalho para conscientização dos empresários e que será feita uma agenda continuada com os empresários visando a inclusão do surdo.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, destaca que segundo a Constituição Federal, todos somos iguais perante a lei e temos os mesmos direitos com princípio de inclusão social. “A Seccional Rondônia apoia todas as iniciativas que garantam a inclusão da pessoa com deficiência”.

Solange registrou que a luta pela inclusão dos surdos deve ser todos os dias e acontece quando cada um de nós procura entender os que são diferentes. “Temos diversos desafios para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, principalmente os surdos, que são preteridos no momento da contratação”, disse.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Helena Duarte Romera, explica que a audiência pública foi resultado de uma demanda apresentada pela Associação de Surdos e Familiares de Ji-Paraná ao órgão sobre a dificuldade que os surdos têm em se inserirem no mercado formal de trabalho. “A colocação das pessoas com deficiência e sua permanência em postos de trabalho que impulsionam impulsionem os seus talentos é um exercício de cidadania.

A representante da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Estefania Marinho, comenta que no Brasil, 9,7 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva. “Dentro desse total, mais de 2 milhões apresentam deficiência auditiva severa. Os surdos querem e precisa de oportunidade para trabalhar e se incluir na sociedade e ter uma vida plena e feliz, afinal, passou-se o tempo de ser excluídos”.

Ronaldo Veloso fala que, como presidente da Associação dos Surdos, pode dizer que “nós surdos, sabemos das nossas limitações, mas temos capacidade de fazer trabalho igual qualquer outra pessoa. Meus amigos surdos de Ji-Paraná estão passando muitas dificuldades para encontrar emprego”.

Participaram o juiz diretor do Fórum Trabalhista de Ji-Paraná, Edilson Carlos Côrtes; o juiz substituto da 1ª Vara Trabalhista da região, Everaldo dos Santos; e a representante da Associação dos Profissionais Tradutores e Guia Intérpretes de Língua de Sinais de Rondônia, Ivanete Ambrósio.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Mateus Brasil responsável

69 3217-2122 telefone
Cristiane Lima responsável

69 3217-2112 telefone
Ana Flávia responsável

69 3217-2112 telefone
Luana Maia responsável

69 3217-2108 telefone
Alexia Alves responsável

69 3217-2113 telefone
Jaqueline Freitas responsável

69 3217-2114 telefone
Alexia Alves responsável

69 3217-2113 telefone
Marcelo MarquesShirley Vasconcelos, responsável

Ana Cristina, Amabile Casarin,Sarah Silva,Taciana Guzman, responsável

Cristiane Lima responsável

69 3217-2112 telefone
Khenia Medeiros responsável

69 3217-2103 telefone
Elisângela Oliveira responsável

69 3217-2101 telefone
Elisângela Oliveira responsável

69 3217-2100 telefone
Leandra Nomerg responsável

69 3217-2110 telefone
Jessica Delai responsável

69 3217-2124 telefone
Daniel Nevony responsável

69 3217-2121 telefone
Isa CarneiroIrlene França,Rosa Brilhante, responsável

Elen RodriguesJane Paulino, responsável

69 3217-2123 telefone