OAB/RO sedia 2ª edição do evento “Porto Velho Capital da Navegação”

Página Inicial / OAB/RO sedia 2ª edição do evento “Porto Velho Capital da Navegação”

Ouça a versão em áudio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), sediou na tarde desta quarta-feira (6), no auditório, a 2ª edição do evento “Porto Velho Capital da Navegação”, com intuito de promover o protagonismo nos estados da navegação, a discussão e a adoção de medidas para o setor.

Integraram o evento a Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Sociedade de Hidrovias e Portos do Estado de Rondônia (Soph), sindicatos, representantes do poder público, como o desembargador do Poder Judiciário de Rondônia, Raduan Miguel Filho e da sociedade civil organizada.

O evento teve em sua abertura o pronunciamento do presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, que, entre outros pontos, citou a necessidade de abordar a temática relativa a navegação hidroviária e pontuou a viabilização, por parte da OAB/RO, para a criação de uma Comissão Especial que debata a viabilização de transportes e logística.

“Esse tema tem extrema relevância, não só para o potencial econômico do Estado, mas também do país. Por muitos anos investiu-se em transportes rodoviários, mas foi deixado de lado o debate acerca da mobilidade ferroviária e hidroviária e, a respeito disso, temos que pensar em investimentos”, explicou o presidente.

Adalberto Tokarski, diretor da ANTAQ, indagou sobre a necessidade de cobrarmos soluções de órgão e empresas, para que assim, possamos ter uma boa viabilidade no transporte hidroviário e, falou ainda, sobre a importância de cobrarmos regulamentação e fiscalização de barragens e execução de dragagens no rio Madeira.

Para Raimundo Holanda, presidente da Fenavega, a proposta é levar a mobilização em cada estado onde a navegação atua em grande escala.

Além disso, temas como a ampliação de drenagem e sinalização dos rios, desburocratização da navegação e os investimentos necessários para sua melhoria foram debatidos, por fim a apresentação de palestra sobre os rios de Rondônia foi apresentada.

Confira galeria de imagens