Página Inicial / Subseções de Cerejeiras e Colorado do Oeste recebem vacinação contra quatro tipos de vírus Influenza

Campanha será realizada em Cerejeiras e Colorado

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), irá realizar a “Campanha Vacinação Antigripal – contra a gripe, o recurso é a vacina”. A iniciativa será nas Subseções de Cerejeiras e Colorado do Oeste, no Cone Sul do estado. As ações irão acontecer nos próximos dias 13 e 14, respectivamente.

Na primeira cidade, a vacinação estará disponível aos profissionais regularmente inscritos e adimplentes com a anuidade de 2016, das 16h às 17h, e na última, das 8h às 10h.

Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina disponibilizada pela Ordem é tetravalente e imuniza contra quatro tipos do vírus Influenza. “Uma das missões institucionais da OAB é promover condições necessárias para o bem estar e a qualidade de vida do advogado. Nós optamos pela prevenção, porque é sempre melhor prevenir do que remediar”, enfatiza o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Segundo o presidente da Caaro, Rochilmer Rocha Filho, esta é a terceira fase da campanha de vacinação, que teve início pelo interior, onde foram registradas mais suspeitas de casos de contágio pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). “A decisão de iniciar pelo interior foi tomada em conjunto com a OAB/RO. Estamos considerando a localização de maior foco registrado da doença”, relata.

A ‘Campanha Vacinação Antigripal – contra a gripe o recurso é a vacina’ é uma realização da OAB/RO, por meio da Caaro, com o apoio da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad). A Seccional é a única a realizá-la em todo o país.

A iniciativa, que passará por todas as Subseções do estado (confira abaixo o calendário), está na terceira etapa. Já foram imunizados os profissionais de Guajará-Mirim, Porto Velho, Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná. A cidade de Ariquemes recebe a vacinação nesta terça-feira (12).

Cuidados contra a gripe

A gripe é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. “Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS, como maneira efetiva de se prevenir contra a doença”, ressalta o presidente da Subseção de Cerejeiras, Wagner Aparecido Borges.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe, entre elas, ações de higiene como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias. Também é necessário cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

“Temos que nos unir na luta contra este mal que vem preocupando a população de todo o Brasil. E, aqui em Rondônia, não é diferente. Por isso, a OAB do nosso estado criou esta iniciativa, que é uma exclusividade da Seccional”, reforça o presidente da Subseção de Colorado do Oeste, Gilvan Rocha Filho.

Confira o calendário de vacinação:

Vacinacao etapa 3