Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

“Sociedades modernas buscam igualdade de gênero”, diz Andrey Cavalcante ao abrir Conferência

Página Inicial / “Sociedades modernas buscam igualdade de gênero”, diz Andrey Cavalcante ao abrir Conferência

Andrey Cavalcante durante discurso de abertura da Conferência da Mulher Advogada

Andrey Cavalcante durante discurso de abertura da Conferência da Mulher Advogada

“É indubitável que as sociedades mais modernas desejam a efetivação da correlação dos direitos de homens e mulheres, que passam a ser vistos exclusivamente como cidadãos.” A afirmação foi feita pelo presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante, ao abrir a I Conferência Estadual da Mulher Advogada, nesta quinta-feira (29), em Porto Velho. O evento, que vai até sexta (30), pretende contribuir para a igualdade de gênero na sociedade e promover a valorização da mulher advogada, com debates sobre temas relacionados aos desafios da advocacia contemporânea feminina.

A solenidade de abertura contou com presença de advogados de todo o estado, diretoria Seccional, conselheiros estaduais e federais, diretores de Subseções, integrantes de comissões, membros dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, acadêmicos e diversos operadores do Direito. A conferência é promovida pela Comissão da Mulher Advogada, em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Faculdade Faro e apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).

No discurso que abriu oficialmente a Conferência, Andrey Cavalcante, enfatizou que, após 117 anos da primeira mulher advogada brasileira conseguir exercer a advocacia, o Conselho Federal da OAB proclamou que 2016 seria o ano da mulher advogada e instituiu o plano nacional de valorização da mulher advogada. “É chegada a hora de reconhecermos que a ocupação feminina no sistema Ordem traz o necessário contrapeso para a análise das políticas sociais, para a preservação das garantias profissionais, para o crescimento da advocacia ética, desideratos permanentemente colimados por todos nós, que fazemos parte da OAB”, pontuou.

Andrey destacou que a busca pela igualdade de gênero é iniciativa comum às sociedades mais desenvolvidas. “É certo que ainda resplandece a necessidade de adoção de medidas que encurtem ou arrefeçam os embaraços que persistem em combalir a altivez e a galhardia da mulher nas famílias, na sociedade, no seio produtivo econômico e, porque não dizer, na própria Ordem”.

Andrey destaca que o ano de valorização da mulher Advogada é agora, 2016, mas desde 2013, a Seccional rondoniense orgulha-se de ter uma Comissão da Mulher Advogada que protagoniza a luta pelo combate à violência doméstica ou o ultraje doentio às mulheres apenas pela escolha da roupa.

“Desde 2013, a honrosa Comissão da Mulher Advogada rondoniense saiu da órbita meramente patriarcal e protagonizou em nosso Estado a defesa da isonomia de direitos com tenacidade, acrescida de serenidade. A OAB/RO, por uma ação conjunta dessa Comissão e da Comissão de Defesa das Prerrogativas, passou a sensibilizar a magistratura acerca da possibilidade de devolução de prazos ou de brevidade das audiências para a Advogada parturiente ou lactante”, reitera o presidente da OAB/RO.

Renata Fabris, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/RO

Renata Fabris, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/RO

A presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/RO, Renata Fabris, saudou os participantes e agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento, e ressaltou que a Seccional tem a oportunidade de promover essa histórica Conferência em que será registrada a luta pela igualdade de gênero na OAB e em nosso país.

Em seu discurso, Renata destacou que ainda é preciso dar passos fundamentais para concretizar o princípio da igualdade de gênero no Brasil. “As mulheres ainda recebem salários inferiores ao dos homens, se comparados os mesmos cargos e profissões, apesar de terem, estatisticamente falando, uma média de anos de estudo acima deles”.

“A busca pela igualdade de gênero deve ser pauta primordial da democracia brasileira e a OAB não está alheia a isso. A Ordem dos Advogados do Brasil assumiu o compromisso e efetivou, no provimento n. 164/2015, que proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada, as cotas de representação de, no mínimo 30% de participação de um dos gêneros, aumentando, assim, a presença feminina no sistema OAB”, afirmou Renata.

Secretária de Estado da Educação de Rondônia, Fátima Gavioli

Secretária de Estado da Educação de Rondônia, Fátima Gavioli

Em seguida, a Secretária de Estado da Educação de Rondônia, Fátima Gavioli, falou aos participantes. Ela enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela diretoria da OAB Rondônia, destacando a parceria para a realização do projeto ‘OAB Vai à Escola’, que leva cidadania e noções de direitos e deveres aos jovens estudantes de Rondônia.

Após a abertura solene da I Conferência Estadual da Mulher Advogada, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, falou aos presentes, agradeceu o convite para participar do evento e destacou alguns pontos que serão apresentados em sua palestra logo mais à tarde.

Também compuseram a mesa de abertura a vice-presidente da Seccional, Maracélia Oliveira, a conselheira federal da OAB/RO Veralice Veris, o coordenador de eventos da ESA/RO, Daniel Mendonça, e a membro da Caaro Vanessa Serrati. Participaram ainda do evento o secretário-geral da Seccional, Márcio Nogueira; o secretário-geral adjunto, Eurico Montenegro Neto; os conselheiros federais Elton Assis, Breno Dias de Paula, Fabrício Jurado e Raul Fonseca.

O evento
A I Conferência Estadual da Mulher Advogada faz parte do calendário especial para fazer cumprir o Plano de Valorização estabelecido pelo Conselho Federal, que proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada. As atividades, no auditório da sede da Ordem, na capital (rua Paulo Leal, 1300, bairro Nossa Senhora das Graças), seguem na tarde desta quinta, a partir das 14h, e na sexta, das 8h às 18h. Confira abaixo a programação completa:

29/9 (quinta-feira), 14h às 18h
“Porque 2016 foi escolhido para ser o ano de valorização da Mulher Advogada?”, por Eduarda Mourão – presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada

Painel 1
“Advogada e Carreira Profissional”
Presidente de mesa: Veralice Veris

“A Construção da Carreira da Advogada. Preconceito de Gênero na Contratação de Advogadas e como enfrentá-lo”, por Alessandra Lucchese – sócia da Becker Direito Empresarial e mentoring sênior do Women in Law Mentoring Brazil
Debatedoras:
Nina Lee
Márcia Dantas – conselheira estadual da OAB/RO
Vera Paixão – conselheira estadual da OAB/RO

30/9 (sexta-feira), de 9h às 12h e 14h às 19h
Painel 2
“O Protagonismo da Mulher Advogada no enfrentamento da questão de gênero. Prerrogativas e Publicidade no Novo Código de Ética”
Presidente de mesa: José Manoel Pires – conselheiro estadual da OAB/RO

Palestras
“Ofensas às prerrogativas da Advogada, como ocorrem e o que fazer”, por Maracélia Oliveira – vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão da Comissão de Prerrogativas
Debatedoras:
Cherislene Pereira de Souza – presidente da Subseção de Guajará-Mirim
Regiane Teixeira Struckel – presidente da Subseção de Rolim de Moura

“Publicidade no novo código de ética”, por Jorge Júnior Miranda de Araújo – presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RO
Debatedores:
Elda Luciana Melo, membro do TED da OAB/RO
Elton Fülber – conselheiro federal da OAB/RO

Painel 3
“A questão de gênero e o exercício da Advocacia”
Presidente da mesa: Marília Benincasa.

“Quebrando paradigmas sobre o feminismo. Os estereótipos”, por Alice Bianchini – membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada
Debatedores:
Álvaro Calix Ferro – juiz de Direito.
Solange Aparecida – presidente da Subseção de Ji-Paraná

Encerramento
Leitura da Carta de Rondônia

Confira aqui galeria de fotos da abertura da Conferência

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone