Página Inicial / Ouvidor-geral do CNJ aborda aplicação do Direito na “era da informação”, em palestra na OAB/RO

fb-dest-poder-judiciario-e-a-sociedade-participativa-na-era-da-informcacao3.0O ouvidor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Cláudio Allemand, estará em Porto Velho nessa quarta-feira (27) para ministrar palestra na Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). Com o tema “Poder Judiciário e a Sociedade Participativa na Era da Informação”, o evento, marcado para as 19h30, no auditório da OAB/RO, vai reunir profissionais da advocacia, magistrados, membros do Ministério Público, representantes do Legislativo, Executivo e da sociedade civil.

“Iremos falar sobre essa nova sociedade e os números do Poder Judiciário no relatório do Conselho Nacional de Justiça”, informa Allemand. Segundo o palestrante, o conceito de sociedade da informação se assenta em um modo de desenvolvimento social e econômico, em que a informação desempenha um papel fundamental para a produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

O ouvidor-geral analisa ainda que a sociedade da informação torna-se mais participativa a cada década. Allemand adianta que, na palestra, irá citar Frencis Fukuyama, que formulou a seguinte questão: “poderão as democracias da era da informação manter a ordem social?”. Além desse questionamento, o palestrante enfatizou que também irá comentar sobre qual o efeito da opinião pública sobre os julgadores com o auxílio das mídias sociais.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enfatiza que os assuntos que serão abordados têm grande relevância para a advocacia rondoniense. “Este será um grande evento realizado pela Seccional, que tem a honra de trazer o ouvidor-geral do CNJ, para falar de um assunto tão importante para a advocacia atualmente, e que diz respeito à discussão em torno das mídias sociais, opinião pública e o Poder Judiciário”, ressalta Andrey.

O secretário-geral adjunto e coordenador da Ouvidoria da Seccional Rondônia, Eurico Montenegro Neto, destaca que a palestra é um meio de aprimorar os serviços prestados pela entidade aos seus inscritos. “O tema que será abordado é de suma importância para o aprimoramento do conhecimento de todos nós advogados. Ainda mais na era da informação, em que tudo ocorre de maneira muito rápida e com grandes repercussões”, afirma Eurico.

O evento é promovido por meio da Ouvidoria da OAB/RO e da Escola Superior de Advocacia (ESA/RO), com o apoio da Comissão de Análise de Prestação Jurisdicional e da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro). Clique aqui e se inscreva.

Sobre o palestrante
Luiz Cláudio Allemand é ouvidor-geral e conselheiro do CNJ indicado pela OAB; ex-conselheiro federal da OAB; ex-conselheiro seccional da OAB Espírito Santo; mestre em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (Ucam/RJ); pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Vitória e em Direito da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/M.Murad).