Página Inicial / OAB/RO participa do lançamento da campanha nacional “Diga Não à Violência Contra a Mulher”

Reunião da Comissão Nacional da Mulher Advogada.

A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) representou a instituição, na última quarta-feira (22), na reunião ordinária realizada no Conselho Federal da OAB. A iniciativa visou conscientizar e incentivar a denúncia de práticas abusivas e violentas que tenham mulheres como vítimas.

O lançamento contou com um ato público em frente ao edifício do Conselho Federal da OAB. “Tenho plena certeza de que mais uma vez a OAB fará história ao começarmos a mudar os quadros e que, de fato, extirparemos de nossa sociedade qualquer forma de violência contra as mulheres. Não é crível e nem tolerável que continuem a ser vítimas de atos violentos, hostis e degradantes”, apontou Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB.

A presidente da CMA/RO, Renata Fabris, ressalta a essencial importância desses debates. “Visamos deixar sempre em ênfase os objetivos da comissão pela valorização das profissionais, prerrogativas das advogadas e o trabalho da Seccional na defesa dos direitos das mulheres. A Comissão está engajada junto aos órgãos de elaboração e execução de políticas públicas voltadas à proteção da mulher na sociedade, dentre estas, a questão da violência contra a mulher. Não podemos mais permitir o elevado índice de feminicídio no Brasil e, em especial na região Norte, o qual possui uma das mais altas taxas do país”, pontua.

O diretor-tesoureiro do Conselho Federal, Antonio Oneildo Ferreira, também participou do ato de lançamento da campanha, junto aos presidentes de seccionais Henri Clay Andrade (SE), Marco Aurélio Choy (AM), Chico Lucas (PI), Paulo Maia (PB), Walter Ohofugi Júnior (TO), José Augusto Noronha (PR) e Marcelo Mota (CE).

Homenagem
Ainda como parte da campanha “Diga Não à Violência Contra a Mulher”, foi descerrada no Museu Histórico da OAB uma placa em homenagem às pioneiras da advocacia. São elas: Myrthes Gomes de Campos (primeira advogada do Brasil); Zelite Andrade Carneiro (primeira mulher presidente de seccional da OAB); Marina Beatriz Silveira de Magalhães (primeira mulher a compor a diretoria da OAB Nacional); Maria Rita Soares de Andrade (primeira conselheira federal da OAB e primeira juíza federal do Brasil); e Maria Adélia Campello (primeira mulher presidente do Institutos do Advogado do Brasil – IAB).

Com informações do Conselho Federal da OAB.