OAB/RO credencia 70 advogados durante solenidade em Ji-Paraná

Página Inicial / OAB/RO credencia 70 advogados durante solenidade em Ji-Paraná

Sessão conduzida pelo presidente Andrey Cavalcante credenciou 70 novos advogados

Em uma solenidade que lotou o auditório da Subseção em Ji-Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), foram credenciados 70 novos advogados. A sessão conduzida pelo presidente do Conselho Seccional, Andrey Cavalcante e pela presidente da Subseção, Solange Aparecida contou com a presença da conselheira Federal da OAB e presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada do CFOAB, Fernanda Marinela.

Diante da presença de vários advogados da região, familiares, amigos e autoridades locais, os novos profissionais assumiram o compromisso de exercer a advocacia com ética, defendendo a Constituição Brasileira e a Ordem Jurídica do Estado Democrático.

Ao saudar os novos advogados, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, parabenizou a todos pela aprovação no Exame de Ordem, e destacou que os novos profissionais terão o papel social de defender o Estado Democrático de Direito, a democracia, a cidadania, a tradição dos direitos humanos e a dignidade, ressaltando que a advocacia não é apenas um ofício ou meio de vida, é, sobretudo, um ideal de liberdade e justiça.

Andrey Cavalcante reiterou ainda, a importância da ética e a preocupação cívica, para fortalecer e engrandecer, cada vez mais, a OAB, o respeito ao Estatuto, e pediu que os novos profissionais sejam vigilantes às tentativas de diminuírem a justiça e a democracia. Reforçou que eles devem estar sempre estejam prontos a defender as prerrogativas da advocacia, com a serenidade e a firmeza daqueles que encontram seus atos alicerçados no direito e fundamentados na Justiça.

O presidente da OAB Rondônia também destacou a presença da conselheira Federal da OAB e presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada do CFOAB, Fernanda Marinela, que veio à Rondônia ministrar palestra sobre as alterações do Novo Código de Processo Civil.

“A OAB/RO terá um grandioso trabalho, ao longo deste ano, de levar a todo o estado de Rondônia, palestras sobre o novo CPC. O novo código – o primeiro que surge em um regime absolutamente democrático, uma vez que todos os outros foram frutos de um momento histórico da sociedade brasileira em que o estado de direito não se fazia presente como se faz hoje – garante benefícios e conquistas aguardados com muita ansiedade pela advocacia brasileira”, pontuou Andrey Cavalcante.

A presidente da subseção, Solange Aparecida, desejou boa sorte aos novos advogados e agradeceu a realização do evento no município. “Sejam bem-vindos, vocês iniciam agora uma nova fase de suas vidas. Se dediquem a exercer a atividade com ética e seriedade, que certamente terão muito sucesso. Lembrem sempre do juramento que hoje aqui fizeram, primando sempre os princípios basilares de todo e qualquer profissional. Em nome do presidente Andrey Cavalcante, agradeço a toda a diretoria pela realização desta solenidade na Subseção de Ji-Paraná, um momento muito importante a todos que participaram”.

Em seguida, a conselheira Federal da OAB e presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada do CFOAB, Fernanda Marinela, falou aos novos advogados. Ela desejou boa sorte na nova caminhada dos colegas de profissão, destacando os desafios e superação da profissão.

“Este é um momento muito especial. Mais uma etapa da vida dos senhores que passa, que se conclui. Termina-se a faculdade, o Exame de Ordem e agora vem o desafio de começar uma nova trajetória, certos de que, um dia todos nós começamos. E, os senhores não precisam ter medo de nada, mas, para isso precisam conhecer, estudar, se preparar e se qualificar todos os dias de suas vidas. Terá direito, aquele que conhecer o seu direito. Terá razão, aquele que conhecer a sua razão. Não adianta gritar, é preciso fundamentar. É preciso justificar, é preciso construir um raciocínio”.

Marinela também ressaltou a importância das prerrogativas dos advogados. “Muitas autoridades extrapolam suas competências, praticando de forma arbitrária inúmeras decisões e medidas. Mas, nós advogados, não podemos admitir isso, pois somos todos iguais, enquanto função indispensável à administração deste país, e temos a obrigação de manter a isonomia, pois estamos falando de um Estado Democrático de Direito. É nossa responsabilidade construir um futuro diferente para as próximas gerações”, finalizou.

Dando continuidade à sessão, Andrey Cavalcante, acompanhado dos diretores da Seccional, da diretoria da Subseção, e dos conselheiros estaduais e federais, fez a entrega solene das credenciais a cada um dos novos advogados e estagiários, inscritos na OAB/RO.

Confira galeria de fotos: