OAB/RO comemora 45 anos de história e luta em defesa da cidadania

Página Inicial / OAB/RO comemora 45 anos de história e luta em defesa da cidadania

Em 18 de fevereiro de 1974, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) era oficialmente instalada. Desde então, desenvolve um incessante trabalho em favor da advocacia, da sociedade e pela melhor prestação jurisdicional. São 45 anos com grande atuação na luta pela defesa do pleno exercício da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania e pelo acesso à Justiça.

No início, eram apenas 23 advogados, que foram imprescindíveis para trilhar este caminho de relevantes avanços para a advocacia e sociedade da região. Hoje, são mais de 10 mil profissionais inscritos, com centenas de advogados e advogadas voluntários, que dia a dia emprestam seu talento, competência e dedicação para ajudar a entidade a definir seus próximos passos.

A OAB/RO atua nos mais diversos ramos e conta com cerca de 40 comissões para auxiliar na defesa intransigente das prerrogativas, cultura, sociedade de advogados, acesso à Justiça, tecnologia e informática, direitos humanos, defesa dos direitos das pessoas com deficiência, diversidade sexual, mulher advogada, cidadania, direito dos animais, assuntos internacionais, além de trabalhos na área de acolhimento ao jovem advogado, defesa do advogado público, direitos sociais, fiscalizações dos gastos públicos, prestação de serviços, entre outras.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, celebra a data e ressalta que a instituição está ao lado da advocacia e atenta às demandas da sociedade. “São mais de quatro décadas em defesa da cidadania e da democracia, e a cada dia a entidade está mais fortalecida. Parabenizo a todos os profissionais de Rondônia, que lutam diariamente na defesa dos princípios constitucionais, e enalteço a grandiosa contribuição de nossos pioneiros, que nos deram a oportunidade de, hoje, festejarmos esta data histórica”.