Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB lança em Belém projeto para ampliar inclusão digital de advogados

Página Inicial / OAB lança em Belém projeto para ampliar inclusão digital de advogados

Belém (PA) – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e órgãos integrantes do chamado sistema OAB, juntamente com as Seccionais da entidade, decidiram empreender um amplo projeto de inclusão digital e capacitação dos advogados para o Processo Judicial Eletrônico (Pje).A operação para intensificar a inclusão digital de advogados será ancorada em órgãos do Sistema OAB, como a Escola Nacional de Advocacia (ENA), Escolas Superiores de Advocacia (ESAs), Caixas de Assistência aos Advogados (CAAs) e Fundo de Investimento para Desenvolvimento da Advocacia (FIDA), além de suas Seccionais. O projeto foi anunciada no encerramento do Colégio dos Presidentes de Seccionais, em Belém do Pará, neste fim de semana, pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado.

Simultaneamente à realização do Colégio de Presidentes de Seccionais, a capital do Pará sediou encontros das Escolas e Caixas de Assistência dos Advogados das 27 Seccionais da OAB para discutir projetos e formas de avançar na inclusão digital da advocacia brasileira. O coordenador da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e presidente da CAA de Santa Catarina, Paulo Brincas, disse que esse órgão, em reunião com a Escola Nacional da Advocacia (ENA), está formatando um programa de inclusão no qual participará com o fornecimento de computadores e softwares.

A partir da aquisição dos equipamentos de suporte operacional pelas Caixas de Assistência, vão ser instalados centros de inclusão digital (CIDs) em todo o País, estruturas que terão professores-monitores treinados pelas Escolas da Advocacia,que por sua vez vão orientar e capacitar advogados – sem custos para estes -no uso desses de tecnologias para o processamento eletrônico de petições. Calcula-se que para essa empreitada será necessária a instalação de 1.100 centros dessa natureza, o que se dará de forma gradual e progressiva, na medida das necessidades e dos recursos disponíveis – informou o presidente nacional da OAB.

O presidente da ENA, Heni Clay Andrade, conselheiro federal da OAB por Sergipe, disse que a reunião conjunta de Belém “articulou as bases dessa tarefa que vai ser tocada como prioridade máxima pelo sistema OAB, ciente de que este é um projeto nacional da maior importância e que constitui um grande desafio”. À ENA caberá a execução da parte de treinamento e capacitação principalmente de professores-multiplicadores – para trabalhar no treinamento nos centros de inclusão digital -, mas também de advogados não-incluídos digitalmente. Ele informou que já nos dias 17 e 18 de junho, em Brasília, será treinada a primeira turma de multiplicadores, dentro desse projeto do Sistema OAB.

Durante o encerramento da reunião em Belém, o presidente do FIDA, Felipe Sarmento, chamou a atenção para a necessidade de não se descuidar, nessa tarefa, do planejamento e nem deixar de observar as experiências exitosas com inclusão digital já desenvolvidas por algumas Seccionais do Sistema. Com ele, concorda o coordenador do Colégio d Presidentes de Seccionais, Luis Cláudio Chaves, presidente da OAB de Minas Gerais. Ele também destacou a importância de se aproveitar nesse projeto as experiências bem sucedidas na inserção dos advogados no Pje em alguns estados. “O fato importante é que estamos lançando um programa que envolve vários órgãos da OAB num grande esforço para a inclusão digital da advocacia brasileira”, concluiu o presidente Marcus Vinicius Furtado, ao encerrar a reunião conjunta das Escolas e Caixas de Assistência do Sistema OAB.

Fonte da Notícia: Conselho Federal OAB

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone