Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Juizados atendem das 7h às 19h, sem intervalo

Página Inicial / Juizados atendem das 7h às 19h, sem intervalo

Horário diferenciado se aplica ao Setor de Atermação

Desde fevereiro, o Setor de Atermação do Fórum dos Juizados Especiais da comarca de Porto Velho realiza atendimento ao público das 07 às 19 h. A atermação é o processo de formalizar a demanda do cidadão para o Juizado Especial em um “termo” que será dirigido ao juiz.

O novo horário de expediente foi estabelecido pela Resolução nº 007/2018, publicada pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). A medida considerou a facilidade de acesso da população aos serviços judiciários e os princípios da Lei dos Juizados Especiais (9.099/95).

O serviço de atermação é composto por quatro atermadores e cinco estagiários na comarca de Porto Velho. Essa equipe se divide durante o dia e atende pessoas que reclamam causas que não ultrapassem 20 salários mínimos, cerca de R$ 19 mil.

“A pessoa quer reclamar alguma coisa até 20 salários mínimos? Ela pode vir ao Judiciário, sem necessidade de advogado e expor a situação ao atermador, que reduzirá o pedido oral “a termo” em um papel, que deverá ser assinado. O documento será escaneado e jogado no processo virtual para seguir o trâmite processual”, explicou o diretor do Fórum dos Juizados Especiais e titular do 1º Juizado Especial Cível, João Rolim Sampaio.

A ampliação do horário de expediente atende uma demanda latente. Mais de 500 pedidos de atermação são feitos por mês, na unidade. Em janeiro, por exemplo, o setor realizou exatos 557 pedidos de atermação. Em fevereiro, o total de atendimentos chegou a 493. No mês de março, 524 pedidos foram reduzidos “a termo”.

Atermação
Os Juizados Especiais são responsáveis pela conciliação, julgamento e execução de causas cíveis de menor complexidade e de delitos penais de pequeno potencial ofensivo. Ao atendimento é gratuito, simples e não precisa de advogado.

Para solicitar uma atermação, leve documentos pessoais e todo tipo de prova que ajude a dar substância ao processo. “Todo tipo de documento é válido. Tanto para fazermos a identificação da pessoa e comprovar o endereço dela, quanto para analisarmos a causa postulada. Vale conta de luz, extrato bancário, até aviso do Serasa”, alertou o magistrado João Rolim.

Serviço
Setor de Atermação
Onde: Fórum dos Juizados Especiais, localizado na Avenida Jorge Teixeira, 1739, Embratel. Esquina com a Rua Quintino Bocaiúva.
Horário: 07h às 19h.

Fonte da Notícia: Tribunal de Justiça de Rondônia

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone