I Conferência Estadual da Mulher Advogada acontece nos dias 29 e 30 de setembro

Página Inicial / I Conferência Estadual da Mulher Advogada acontece nos dias 29 e 30 de setembro

Serão dois dias de discussões que colocarão os participantes em contato com estudos e posicionamentos de renomados juristas nacionais

Renata Fabris, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/RO, convida profissionais para participar do evento

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada da realiza, nos dias 29 e 30 de setembro, a I Conferência Estadual da Mulher Advogada. Com o tema “Advogada: carreira e protagonismo na sociedade”, o evento faz parte do calendário especial, para fazer cumprir o Plano de Valorização estabelecido pelo Conselho Federal, que proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada.

Promovido em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Faculdade Faro e com o apoio da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro), o evento objetiva contribuir para a igualdade de gênero na sociedade e promover a valorização da mulher advogada, com debates sobre temas relacionados aos desafios da advocacia contemporânea feminina.

Já estão confirmadas as presenças da vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, da vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, da membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Alice Bianchini, e da procuradora municipal de Presidente Kennedy/ES, Elisa Galante, da mentoring Sênior do Women in Law Mentor inglês Brazil, Alessandra Lucchese, e do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RO, Jorge Júnior Araújo.

A presidente da Comissão OAB Mulher, Renata Fabris, explica que o evento faz parte do calendário do Ano da Mulher Advogada. “Além de debater a defesa e o fortalecimento da advocacia feminina, o evento tem o objetivo de incentivar uma maior participação das advogadas na entidade. Iremos discutir as ações que fortalecerão a valorização da mulher em vários aspectos. Esperamos contar com a participação maciça das advogadas do estado”.

O evento acontecerá na Seccional, localizada na Rua Paulo Leal,1300, bairro Nossa Senhora das Graças. As inscrições já podem ser feitas pelo site da OAB/RO (clique aqui). A entrada será de 1kg de alimento não perecível e a certificação será feita pela ESA/RO, no total de até 16h/aula.

Confira programação completa:
29/9 (quinta-feira)

9h Abertura solene da Conferência pelo presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, e pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO, Renata Fabris

10h Palestra de abertura
“Porque 2016 foi escolhido para ser o ano de valorização da Mulher Advogada?”, por Eduarda Mourão – presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada

14h Painel 1 “Advogada e Carreira Profissional”
Presidente de mesa: Veralice Veris

Palestras
“O protagonismo da mulher advogada na sociedade. Os desafios e as novas perspectivas profissionais”, por Daniela Teixeira – vice-presidente da OAB/DF

Julinda da Silva – presidente da Subseção de Cacoal
Cynthia Muniz – conselheira estadual da OAB/RO

“O protagonismo da mulher de carreira jurídica e os desafios da Advocacia Pública”, por Elisa Galante – procuradora municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Quilvia Carvalho
Shirley Conesuque – procuradora do município de Porto Velho e conselheira estadual da OAB/RO

“A Construção da Carreira da Advogada. Preconceito de Gênero na Contratação de Advogadas e como enfrentá-lo”, por Alessandra Lucchese – sócia da Becker Direito Empresarial e mentoring sênior do Women in Law Mentoring Brazil

Nina Lee
Márcia Dantas – conselheira estadual da OAB/RO
Vera Paixão – conselheira estadual da OAB/RO

30/9 (sexta-feira)

9h Painel 2 “O Protagonismo da Mulher Advogada no enfrentamento da questão de gênero. Prerrogativas e Publicidade no Novo Código de Ética”
Presidente de mesa: José Manoel Pires – conselheiro estadual da OAB/RO

Palestras
“Ofensas às prerrogativas da Advogada, como ocorrem e o que fazer”, por Maracélia Oliveira – vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão da Comissão de Prerrogativas

Cherislene Pereira de Souza – presidente da Subseção de Guajará-Mirim
Regiane Teixeira Struckel – presidente da Subseção de Rolim de Moura

“Publicidade no novo código de ética”, por Jorge Júnior Miranda de Araújo – presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RO

Debatedores:
Elda Luciana Melo, membro do TED da OAB/RO
Elton Fülber – conselheiro federal da OAB/RO

14h Painel 3 “A questão de gênero e o exercício da Advocacia”
Presidente da mesa: Marília Benincasa.

Palestras

“Quebrando paradigmas sobre o feminismo. Os estereótipos”, por Alice Bianchini – membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada
Debatedores:
Álvaro Calix Ferro – juiz de Direito