Página Inicial / Em favor da ética na política, OAB realiza ato cívico com candidatos ao governo, nesta terça-feira (26)

Todos os candidatos se comprometerão formalmente em promover campanhas limpas e pela ética na política

Representantes dos cinco candidatos ao governo do estado participaram da reunião.

Cumprindo seu papel de entidade que visa promover a formação da cidadania, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), realiza o ato cívico pela “Ética na Política e contra a Corrupção Eleitoral”. O evento acontece no dia 26 de agosto, no auditório da Ordem às 19h.

Durante reunião coordenada pelo diretor geral da ESA, Rochilmer Mello da Rocha Filho, o diretor executivo da ESA, Eduardo Abílio Diniz e o presidente da Comissão Especial Eleitoral Juacy dos Santos Loura Júnior, ocorrida na quarta-feira (20), representantes dos cinco candidatos ao governo do estado aprovaram o formato do ato e confirmaram a presença dos postulantes ao cargo no evento.

Durante a reunião ficou acordado, por exemplo, que os candidatos vão dispor de um tempo para se apresentar e falar brevemente sobre suas principais propostas para administrar o estado. Também ficou consignado que cada candidato vai receber vinte e cinco senhas para seus convidados acessarem o auditório principal da OAB, sem a utilização de cartazes, bandeiras ou outro material de divulgação da campanha.

Segundo o diretor geral da ESA, Rochilmer Mello, os candidatos responderão a questionamentos que serão elaboradas por entidades escolhidas pela Ordem e aprovadas por seus representantes, ficando definido da seguinte forma: Saúde Pública – Cremero, Educação Pública – UNIR, Segurança Pública – OAB, Infraestrutura – CREA e Cidadania – OAB.

“Ao final, todos devem assinar o Termo de Compromisso com a sociedade de Rondônia pela ética na política”, destacou Rochilmer Mello, que ao seu ver é a garantia da entidade de que os candidatos cumpram as propostas.

Para melhor aproveitamento do evento, que historicamente reúne um grande número de pessoas, a coordenação disponibilizará a transmissão do ato em um telão com áudio e vídeo no plenário com capacidade para 100 lugares, e no pátio externo da Ordem.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ao destacar o papel histórico que a Ordem desempenha na defesa da sociedade civil afirmou que atos como este servem para ratificar o compromisso da entidade em favor da sociedade. “Estimular campanhas limpas, permeadas por condutas éticas e responsáveis, com o compromisso dos candidatos, visa garantir a oportunidade para que os eleitores conheçam um pouco mais das intenções dos candidatos e possam escolher de forma transparente seus representantes”, pontua.

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO