Em conferência na OAB, Eduarda Mourão fala sobre Ano da Mulher Advogada

Página Inicial / Em conferência na OAB, Eduarda Mourão fala sobre Ano da Mulher Advogada

Conferência OAB Mulher Painel 1 (30)Com o tema “Por que 2016 foi escolhido para ser o ano de valorização da Mulher Advogada? ”, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, realizou a primeira palestra da I Conferência Estadual da Mulher Advogada. O evento, promovido pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada, pretende contribuir para a igualdade de gênero na sociedade e promover a valorização da mulher advogada. As atividades são realizadas na sede da entidade, em Porto Velho, até esta sexta-feira (30).

“O ano da mulher advogada é 2016 porque o despertar está acontecendo! Nós mulheres somos hoje 52% da população brasileira. Portanto, uma classe como a nossa, de advogadas estudiosas que defendem outras pessoas, deve se qualificar continuamente para também defender nossos pleitos e não ser tratada como minoria”, destacou Eduarda, que se disse entusiasmada com o convite da Ordem para palestra e parabenizou a Seccional pela iniciativa.

A presidente da Comissão Nacional abordou ainda empoderamento feminino, advocacia feminina no Brasil, advogadas precursoras no Brasil, a participação da mulher advogada na política da OAB em todo país e nos Conselhos Federais, a defesa da mulher na sociedade, a atuação da mulher advogada em Rondônia e as perspectivas para a advocacia feminina.

Eduarda citou como exemplos de conquistas da advocacia feminina a recriação da Comissão Especial da Mulher Advogada (Cema), a realização do Primeiro Painel da Mulher Advogada, na Conferência Nacional dos Advogados, a aprovação do Sistema de Cotas de Gênero e a Criação do Plano Nacional da Valorização da Mulher Advogadas.

Após a palestra, foi aberta mesa de debates com a participação da vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, do vice-presidente do Conselho Nacional, Luís Cláudio Chaves, da conselheira federal Veralice Veris, da presidente da Subseção de Cacoal, Julinda da Silva, da conselheira estadual da OAB/RO Cynthia Muniz.

Vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira

A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, enfatizou a importância da participação das advogadas nos eventos para lembrar a luta diária da mulher em busca de seu espaço. “A mulher alcançou lugar antes inimaginável, mas apesar das muitas conquistas, ainda há muito para vencer para a afirmação da real isonomia entre os gêneros. E tratamento isonômico é zelar pela igualdade, sem, contudo, descuidar do necessário equilíbrio das diferenças. Nossa missão é dar efeito à essa grande batalha trazida nacionalmente”, salientou.

A necessidade da realização de discussões sobre a questão feminina também foi ressaltada por Veralice Veris. “Que possamos desfrutar ao máximo a oportunidade de absorver as discussões sobre a atuação da mulher advogada e as informações essenciais que todos tiveram e terão ao longo da conferência, voltados à conscientização e à exata noção da responsabilidade para com a figura feminina”, disse, lembrando que esses eventos são ainda uma oportunidade de lutar pelas prerrogativas da mulher advogada.

Vice-presidente da OAB Nacional, Luís Cláudio

Já o vice-presidente nacional da Ordem ressaltou que a luta de Eduarda Mourão é brilhante, porém difícil de desempenhar e, por isso, a necessidade do debate profundo da questão. “Esse evento destaca a reafirmação da mulher advogada no cenário político e institucional nos dias de hoje”, finalizou Luís Cláudio.

Ano da Mulher Advogada
O Conselho Federal da OAB proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada. O objetivo é voltar os esforços para à implementação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, aprovado pela entidade no ano passado, com diversas ações que garantem a efetiva participação das profissionais na Ordem e a proteção de suas prerrogativas. Desde o início do ano, a Seccional, por meio da Comissão da Mulher Advogada, vem promovendo uma série de ações em todo o estado.

Confira aqui galeria de fotos do primeiro dia de evento.