Comissão da OAB/RO participa de Encontro Nacional dos Jovens Advogados

Página Inicial / Comissão da OAB/RO participa de Encontro Nacional dos Jovens Advogados

Abertura do Encontro de Jovens Advogados.

O presidente da Comissão dos Jovens Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Felipe Gurjão Silveira, juntamente com o vice-presidente da OAB Jovem da Subseção de Ariquemes, Rafael Silva Coimbra, participou no período de 20 a 22 de agosto do XIII Encontro Nacional dos Jovens Advogados, ocorrido no Mato Grosso, em Cuiabá.

O evento destinado para advogados e acadêmicos contou com a presença de palestrantes de renome nacional, que destacaram a importância da Jovem Advocacia, como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o magistrado Humberto Theodoro Júnior, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gisela Gondin e Rogério Cury, juristas expoentes da atualidade do Direito Civil e também do Direito Penal.

Ao abrir o Encontro Nacional dos Jovens Advogados, promovido pela OAB/MT, o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, lançou a ideia de elaboração de um plano de apoio ao advogado em início de carreira. “Trata-se de uma causa fundamental para a advocacia. Os projetos de estímulo aos jovens advogados devem ser institucionalizados na OAB, tornando- se uma política permanente”, enfatizou.

Representando a Seccional Rondônia, Felipe Gurjão, destacou a importância do evento para discussão de temas relacionados a advocacia jovem, como a regulamentação da figura do advogado associado x advogado empregado, além da revisão do provimento que cria o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado. O provimento contemplava reivindicações antigas dos Jovens advogados, motivo pelo qual foi aprovado em unanimidade pelo colégio.

Segundo Felipe Gurjão a oportunidade também serviu para discutir ações das Seccionais em prol da advocacia jovem, além de evidenciar os desafios da advocacia atual na exigência de profissionais melhores qualificados, ação esta que tem sido constantemente promovida através da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), com os programas de educação continuada.

“A presença da CJA/RO foi imprescindível para consolidar a participação efetiva de nosso estado em âmbito nacional, objetivo para o qual o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante não tem medido esforços a fim, sobretudo, de colaborar com o fortalecimento dos jovens advogados do estado de Rondônia”, pontuou.

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO