Bombeiros Mirins visitam Subseção de Jaru e participam de ciclo de palestras

Página Inicial / Bombeiros Mirins visitam Subseção de Jaru e participam de ciclo de palestras

Atividades envolveram assuntos do cotidiano abordados com base em leis e estatutos

A Subseção de Jaru da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na última sexta-feira (4), ciclo de palestras para alunos do ‘Projeto Bombeiros Mirins’ do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militares do município. As atividades envolveram temas voltados às noções básicas de Direito, Justiça, Cidadania, Ética, história e fluxograma da OAB, entre outros assuntos do cotidiano abordados com base em leis e estatutos. No encerramento, os bombeiros mirins cantaram o hino nacional.

Há mais de uma década, o movimento é desenvolvido com o objetivo de inserir crianças e adolescentes de baixa renda ao seio da sociedade, afastando este público dos perigos, desvio de condutas e de pessoas envolvidas na criminalidade, além de preparar essas crianças para o futuro, agregando valores de vida.

O presidente da Subseção, Indiano Pedroso, explicou aos bombeiros mirins como funciona o fluxograma da OAB. “Aproximação entre teoria e prática é essencial para o aprendizado e para isso devem ser complementados com abordagens que permitam ao aluno aprender e utilizar os conhecimentos adquiridos na prática. É vital proporcionar aos alunos esses métodos de ensino”, ressalta.

Dezenas de alunos assistiram à palestra ministrada pela presidente da Comissão Mulher Advogada de Jaru, Daiane Dias, que abordou sobre a história da OAB. “Visamos orientar e preparar os jovens para as adversidades do cotidiano, de forma que possamos contribuir com o crescimento pessoal e intelectual de cada um” destaca Daiane Dias.

Também participaram do evento a secretária-geral da Subseção, Magali Ferreira; a diretora tesoureira, Rosecleide Dutra; a conselheira seccional Núbia Rubena, Leidiane Alves e Daiane Dias. O curso da Corporação dos Bombeiros aborda a prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento aquático, cidadania e disciplina, com aulas teóricas e práticas.

Sobre o projeto
Participam do projeto crianças de 9 a 16 anos. Cada turma tem em média 70 alunos. Empresas e instituições trabalham em parceria com os Bombeiros neste projeto, de forma a contribuir nas informações de cunhos sociais como meio ambiente cuidado no trânsito, entre outros. Os parceiros também participam da confecção dos uniformes e fornecimento de lanches.