Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Audiência de conciliação pode ser realizada pela internet

Página Inicial / Audiência de conciliação pode ser realizada pela internet

Por meio de câmaras online, qualquer usuário pode relatar seu conflito e buscar um acordo por meio de conciliação

Resolver um conflito pela internet já é uma realidade. Por meio de uma plataforma online de conciliação, qualquer usuário pode relatar seu conflito e buscar um acordo com a outra parte. A possibilidade de acordo extrajudicial é amplamente incentivada no novo CPC, que passou a tornar obrigatória a mediação antes que o processo siga para o Judiciário.

A possibilidade de solução consensual reflete-se positivamente na qualidade de vida da população – é o que afirma a coordenadora da câmara de conciliação e mediação on-line Vamos Conciliar, Perla Cruz. Seja pela ampliação do acesso à Justiça, na conscientização sobre direitos e no pleno exercício da cidadania – trata-se, para ela, de um instrumento de plenitude democrática.

A coordenadora explica que qualquer usuário pode usar o método da conciliação, basta utilizar a plataforma online. Mas, para alcançar uma solução, é preciso trabalhar em conjunto com o conciliador, devendo escutar a perspectiva da outra parte e, com a participação de todos, buscar um ponto comum.

Para usar o serviço, basta ter um computador ou um smartphone e acessar o site. Tudo começa no link “Iniciar a conciliação”, onde o consumidor ou a empresa pontuam a demanda a ser resolvida e preenchem os dados que serão encaminhados para um conciliador. Em seguida, haverá um diálogo via chat, oportunidade em que as partes vão expor suas questões e seus interesses, e o conciliador auxilia a construção do pacto. Se as partes chegarem a um consenso durante o “chat“, é emitida a declaração de acordo.

Perla esclarece que ter a participação de um advogado na conciliação é fundamental, mas não é obrigatória. Para alcançar uma solução, o usuário precisa trabalhar em conjunto com o conciliador, devendo escutar sem interrupção a perspectiva da outra parte e, assim, todos juntos, tentarem chegar a um ponto comum.

Ela acredita que o primeiro passo para ter sucesso na conciliação é não enxergar a outra parte envolvida no problema como uma adversária. A conciliação é voluntária, ou seja, é preciso que ambas as partes estejam dispostas a participar.

Perla Cruz ressalta que, enquanto na Justiça as decisões muitas vezes beneficiam apenas um lado do conflito – seja aquele que tem o melhor advogado ou até mesmo mais recursos para recorrer -, na conciliação essa situação é diferente. “Nestes casos, as partes que encontrarão por si próprias uma solução mais adequada a cada realidade. O acordo deve satisfazer os dois lados.”

Fonte da Notícia: Migalhas

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone