Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Atualizações do Novo CPC discutidas em Seminário da ESA/RO

Página Inicial / Atualizações do Novo CPC discutidas em Seminário da ESA/RO

Andrey Cavalcante, Rochilmer da Rocha Filho, Vinicius Lemos e os palestrantes André Roque e Marcelo Machado

Andrey Cavalcante, Rochilmer da Rocha Filho, Vinicius Lemos e os palestrantes André Roque e Marcelo Machado

Em continuidade à programação do Calendário Acadêmico, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), realizou na noite desta segunda-feira (30), o seminário “Atualizações no Novo CPC”, com grande participação de advogados, operadores do direito e estudantes.

Com os temas: “Precedentes no Novo Código de Processo Civil” e “Negócios Processuais no Novo Código de Processo Civil”, o evento contou com palestras dos renomados juristas, André Roque – Doutor em Direito Processual pela UERJ e Marcelo Machado – Doutor em Direito Processual pela USP.

Ao fazer a abertura do evento, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou o momento histórico pelo qual passa o país, ao sancionar, no último dia 16 de março, o Novo Código de Processo Civil, o primeiro a ser elaborado em uma democracia, e que trará celeridade à prestação jurisdicional, garantindo o amplo direito de defesa do cidadão e fortalecimento das prerrogativas.

“O novo CPC representa mais uma conquista de todas as Seccionais em favor da atividade advocatícia, além de representar o fortalecimento da democracia. Isto é o resultado de um trabalho árduo, o primeiro código que surge em um regime absolutamente democrático. Este texto é um monumento jurídico que será venerado no futuro, pois é um código equilibrado e que coloca em bom termo o devido processo lega, a celeridade, uma afirmação da cidadania e da democracia”.

Rochilmer da Rocha Filho, diretor geral da ESA/RO, ressalta a importância da atualização profissional ao novo código que entra em vigor em 2016. “Em reunião recente em Brasília, as Escolas Superiores da Advocacia decidiram em comum acordo falar sobre o Novo Código de Processo Civil para toda a comunidade jurídica. Esse é o quarto evento que a OAB/RO realiza com esse tema e outros ainda virão. Em menos de um ano o novo CPC entrará em vigor, trazendo mudanças relevantes para a advocacia e precisamos atualizar os advogados. Essa é a nossa missão – a educação continuada”.

“A temática do evento é muito relevante, principalmente, face à aprovação do novo CPC, o que fará com que os profissionais busquem atualizar-se, e a Escola Superior da Advocacia de Rondônia buscará, ao longo deste ano, explorar bem o tema e proporcionar assim, a educação continuada dos advogados”, pontua o diretor acadêmico da ESA/RO, Vinicius Lemos.

Palestras
O Doutor em Direito Processual pela UERJ, André Roque, ministrou a primeira palestra da noite sobre “Precedentes no Novo Código de Processo Civil”. Ele salientou que os precedentes judiciais têm por objetivo garantir maior segurança jurídica aos jurisdicionados e maior celeridade ao trâmite processual.

André Roque ressalta que diante da promulgação do novo Código de Processo Civil (NCPC), são várias as novidades no cenário da jurisdição civil brasileira, referente a temas como os precedentes judiciais, e que os advogados devem refletir e buscar o aprimoramento das técnicas atuais utilizadas pelo processo civil, para que possa atender, de forma diferenciada, a todas as demandas jurídicas em que estiver atuando.

Em seguida o Doutor em Direito Processual pela USP, Marcelo Machado, apresentou a segunda palestra da noite sobre “Negócios Processuais no Novo Código de Processo Civil”, examinando algumas classificações dos fatos processuais e sua aplicabilidade ao novo processo civil brasileiro.

Ele ressalta que o projeto do novo CPC contempla a hipótese de flexibilização do procedimento por meio de convenção entre o juiz as partes, que, de comum acordo, poderão estipular mudanças no procedimento ajustando às especificidades da causa, como fixar calendário processual, que dispensa intimação dos atos processuais e só pode ser alterado em casos excepcionais.

Após cada palestra, os participantes puderam interagir com os palestrantes e enriquecer mais ainda os seus conhecimentos por meio de perguntas e respostas que foram mediadas pelo presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Felipe Gurjão.

Além da Comissão dos Jovens Advogados, a Comissão da Mulher Advogada também apoiou o evento com a divulgação e o chamamento à classe para participar do seminário, que foi mais um grande sucesso de público.

Confira galeria de fotos:

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone