Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Andrey Cavalcante discursa sobre “Ensino Jurídico, Advocacia e Sociedade”

Página Inicial / Andrey Cavalcante discursa sobre “Ensino Jurídico, Advocacia e Sociedade”

Andrey Cavalcante fala sobre ensino jurídico

Andrey Cavalcante fala sobre ensino jurídico

Em seu discurso na abertura no painel “Ensino Jurídico, Advocacia e Sociedade”, realizado durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados na manhã desta terça-feira (21) no Rio de Janeiro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, falou sobre a busca de caminhos para a solução de questões de extrema gravidade no atual momento brasileiro.

Andrey Cavalcante lembrou do fundamental papel da Ordem dos Advogados do Brasil em não se tornar cúmplice ao declínio da sociedade brasileira diante da omissão ou desconhecimento, de seu sagrado direito à livre manifestação, “é papel da Ordem, lutar pelo princípio essencial das sociedades democráticas e livres”, enfatizou.

Durante os três dias de Conferência, em que mais de 15 mil advogados poderão participar de pelo menos 250 palestras, 40 painéis e conferências magnas em torno de um tema central: “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”, o presidente da OAB/RO, destacou o debate acerca da baixa qualidade de ensino praticadas por algumas faculdades e as dificuldades encontradas por seus acadêmicos diante das exigências dos Exames de Ordem.

“A proposta da OAB é e será sempre nivelar por cima, na direção do fortalecimento do ensino e da valorização dos professores”

Leia a íntegra do discurso do presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante

Senhoras e Senhores.

Ao cumprimentar os senhores e senhoras presentes e agradecer a cada um que nos honra com a participação neste painel sobre “Ensino Jurídico, Advocacia e Sociedade”, gostaria de lembrar um pensamento sobejamente conhecido:

“O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.”

O ensinamento de Martin Luther King permanece dramaticamente apropriado e extremamente oportuno para definir a postura da sociedade brasileira diante de tantas questões carentes de enfrentamento.

Nossa realidade tem demonstrado que a sociedade brasileira declina, com lamentável frequência, por omissão ou desconhecimento, de seu sagrado direito à livre manifestação, princípio basilar das sociedades democráticas e livres.

Isso, contudo, não se aplica, felizmente, à Ordem dos Advogados do Brasil, que jamais haverá de se quedar silente e cúmplice ao acomodamento submisso.

Esta monumental XXII Conferência Nacional dos Advogados comprova isso, ao mobilizar 850 mil advogados em todo o país e contar com pelo menos 15 mil participantes de pelo menos 250 palestras, 40 painéis e conferências magnas em torno de um tema central: “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”

A importância – permito-me dizer – histórica desta XXII Conferência, que desde a sua primeira edição, em 1958, tornou-se referência não apenas para a advocacia, mas também para a sociedade civil e as instituições políticas do Estado.

Ela pode ser mensurada pelos pronunciamentos, ontem, na abertura, de Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Ricardo Lewandowski, Michel Temer, José Eduardo Cardozo, Felipe Santa Cruz e Luís Cláudio da Silva Chaves.

Este painel vai permitir a busca de caminhos para a solução de questões de extrema gravidade no momento brasileiro. Muito especialmente quando os oportunistas de plantão apontam na direção de alternativas rasteiras para superar a baixa qualidade do ensino de algumas faculdades e as dificuldades naturalmente encontradas por seus acadêmicos frente às exigências dos exames da OAB.

A proposta da OAB é e será sempre nivelar por cima, na direção do fortalecimento do ensino e da valorização dos professores, questão que será aqui abordada pelo ilustre Presidente Sergio Leal Martinez, da Comissão Especial de Apoio ao Professor de Direito do Conselho Federal.

Nesse mesmo sentido, Ensino Jurídico – linguagem e cidadania – será o tema abordado pelo professor Agostinho Ramalho Marques Neto, da UFMA. Jamais haveremos de declinar da essencialidade do exame da ordem, tema da palestra de nosso ex-presidente nacional Ophir Cavalcante Júnior.

Estaremos, da mesma forma atentos em relação ao Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico, tema da palestra do presidente Eid Badr, da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal. E às questões relacionadas à Prática Jurídica e Estágio Profissional, tema a cargo do presidente da OAB/Piauí, Willian Guimarães Santos de Carvalho. Nossa relação de palestrantes conta ainda com a participação do Doutor Júlio Cesar de Aguiar, PHD in Law pela Universidade de Aberdeem, que abordará o tema “Em busca de uma base científica para interpretação da lei”

Sejam todos, portanto, muito bem vindos.

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone