Página Inicial / “Com certeza, vocês nunca esquecerão este dia”, fala presidente da OAB/RO em entrega de credenciais aos novos advogados

Ouça a versão em áudio

A entrega de credenciais aos novos advogados, ocorrida na noite desta segunda-feira (24), foi marcada pela emoção nos discursos. No total, foram credenciados 70 novos profissionais.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Elton Assis, disse emocionado que este é um momento inesquecível na vida de todos os advogados, que, além de especial, traz uma grande responsabilidade. “A partir de hoje, vocês estão credenciados a defender a liberdade, defender a honra, defender o patrimônio e, em muitos casos, defender a vida”.

O presidente disse ainda sobre as batalhas que a Ordem tem enfrentado e as conquistas alcançadas, como o estabelecimento de um piso salarial para advogados que trabalham em empresas privadas. “A luta é árdua, mas é compensadora e tudo começa agora. Com certeza, vocês nunca esquecerão este dia”, falou emocionado

Para o secretário-geral e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Márcio Nogueira, é essencial que todos exerçam suas prerrogativas em prol da sociedade. “Cada vez que um advogado se silencia diante de uma violação à prerrogativa, morre um pouco da advocacia, morre um pouco do estado democrático de direito, morre um pouco da cidadania”.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Elton Fülber, ressaltou que a Caixa tem trabalhado firmemente para atender a advocacia rondoniense, como o programa Anuidade Zero. “Hoje, vocês estão iniciando uma carreira indispensável à cidadania. E nós estamos aqui para ampará-los no que for necessário”.

O conselheiro federal Alex Sarkis salientou que o advogado deve atuar com independência, autonomia e com coragem. “Apenas com estes pilares conseguiremos uma advocacia forte. É com coragem que se advoga, é com coragem que se defende os direitos dos cidadãos e é com coragem que se devolve a paz àqueles que os procuram. O advogado é um pacificador social”.

Larissa Rodrigues, presidente da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem), disse que os novos advogados estão iniciando um novo ciclo de vida. “Ciclo este que demandará coragem, paixão e ação. Coragem para enfrentar os desafios do início da carreira, paixão para conseguir se entregar de corpo e alma a esta profissão”.

Representando os novos advogados, Evelin Desirê dos Santos Souza destacou a importância do apoio da família ao longo da graduação e da dedicação de todos para alcançarem mais um objetivo. “Conseguimos, somos vitoriosos, entramos como bacharéis de direito e saímos como advogados. A partir de hoje somos indispensáveis à administração da justiça e da sociedade, prestaremos serviço e exerceremos função social, concretizando o significado de estado democrático de direito. Afinal, de nada adianta a lei para sociedade se não houver quem os ampare contra os abusos”.

Confira a galeria de fotos!

Mateus Brasil responsável

Ana Cristina, Amabile Casarin,Sarah Silva,Taciana Guzman, responsável