Página Inicial / Caravana rondoniense participa da III Conferência da Mulher Advogada com apresentações de painéis e lançamento de livros

A III Conferência Nacional da Mulher Advogada que ocorreu nesta semana, em Fortaleza (CE), contou com a participação da caravana de advogadas da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), que teve como tema “Igualdade, Liberdade e Sororidade”. A caravana denominada Dra. Maria José de Oliveira Urizzi” em homenagem à advogada do município de Pimenta Bueno (RO), que há 35 anos atua na advocacia, foi organizada pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Seccional Rondônia.

Durante o evento, a vice-presidente da OAB Rondônia, Solange Aparecida, foi uma das palestrantes. Na exposição, Solange participou do painel 3 cujo tema era “Desafios e Perspectivas para a Mulher Advogada” e abordou a atuação da mulher advogada em cidades do interior.

Além de uma grande programação, com palestras com enfoque às prerrogativas, sororidade e igualdade de gênero, houve ainda lançamento de diversos livros de advogadas e advogados que participaram do evento, um deles da vice-presidente da CMA da OAB/RO, Glória Chris Gordon, intitulado “Emoções de menina, mãe e mulher: Um mergulho no universo feminino”.

O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, afirma que a Conferência é um importante evento, pois além de promover a valorização da mulher advogada, fortalece a classe feminina. “É necessário que seja promovido o amplo debate sobre temas relacionados a mulher advogada, uma vez que muitas têm tido suas prerrogativas violadas pelo fato de serem mulher. A participação da caravana rondoniense foi essencial para que todas as colegas adquirissem experiências e conhecimento”.

Vice-presidente da OAB/RO destaca dificuldades enfrentadas pelas advogadas

Solange Aparecida destacou que a maior dificuldade enfrentada pelas advogadas é a questão das prerrogativas, uma vez que hoje muitas têm suas competências avaliadas por sua vestimenta. Ela salientou ainda que a advogada no interior tem dificuldade de transporte e ou locomoção em razão das estradas e também pela falta de aprimoramento. “Precisamos olhar de uma forma diferenciada para o interior do estado e nesse ponto a OAB/RO tem papel fundamental que é o de levar esse aprimoramento através de mídias sociais e videoconferências. Tudo isso para que possamos qualifica-las”, disse.

A presidente da CMA da Seccional, Karoline Monteiro, explicou que a Conferência Nacional representa a força da advocacia feminina. “Estamos reunidas comemorando nossas vitórias, debatendo sobre nossos desafios e traçando estratégias para igualdade, liberdade e sonoridade da mulher advogada. Rondônia apresentou o trabalho desenvolvido em 2019 e os projetos para 2020. Sobretudo, podemos noticiar a redução da estatística sobre violência doméstica em mais de 70% no ano de 2019”, contou.

A caravana rondoniense foi composta pelo secretário-geral e presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas da OAB/RO, Márcio Nogueira, a secretária-geral adjunta, Aline Corrêa; a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Marisselma Mariano; a diretora da CAARO, Cida Prestes; as conselheiras federais por Rondônia, Franciany de Paula e Veralice Veris; o advogado, Lucas Calvi Akl; e as advogadas Fátima Maia; Elisabete Balbinot; Anely de Moraes Pereira Merlin; Isangela  de Souza Duarte; Sandra Rocha Novais de Oliveira; Adenilza Marcelino da Silva Oliveira; Mônica Jappe Göller kuhn; Marcelli Rebouças Juca Barros; Valdiza Franco; Evani Souza Trindade; Marilene Mioto.