Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Artigo: Sergio Eduardo Fisher: uma perda irreparável, por Andrey Cavalcante

Página Inicial / Artigo: Sergio Eduardo Fisher: uma perda irreparável, por Andrey Cavalcante

De nada adianta buscar sentido ou explicação para uma ausência assim tão sentida, uma falta que ultrapassa os limites do pensamento lógico para instalar-se, insidiosa, justamente no coração e na alma. O falecimento do advogado Sergio Eduardo Fisher, que tive a honra de conhecer e de quem era impossível não gostar, é um desses casos que só admite alento no diálogo que pincei de um conto de Caio Fernando Abreu:
– E o que a gente vira quando vai embora de alguém?
– Uns viram pó. Outros caem igual estrela do céu. Outros só viram a esquina. E tem aqueles que nunca vão embora.
– Não? E eles ficam aonde?
– Na lembrança.

A inexorabilidade do destino nos induz a imaginar que ninguém é insubstituível nesse mundo. Não? Puro engano. Quem haverá de substituir tantas pessoas queridas que não nos frequentam mais, a não ser nas lembranças e nos sonhos que delas não nos permitem esquecer? Seu lugar certamente haverá de ser ocupado no plano físico, de uma forma ou de outra, pois que a vida segue. Mas não haverá quem possa ocupar o lugar conquistado por Sérgio Fisher como ser humano especial nos corações e mentes daqueles que privaram de seu convívio, que encontraram nele modelo de cordialidade, de solidariedade, generosidade, competência profissional e ética.

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Candido Mendes (UCAM-RJ), ele possuía larga experiência no patrocínio de causas complexas e estratégicas de clientes nacionais e estrangeiros. Merece destaque sua intensa atuação institucional, com participação por inúmeras vezes do Conselho Seccional da OAB/RJ, além de ter ocupado cargos importantes da Diretoria, na qual presidia o Tribunal de Ética e Disciplina. Foi conselheiro federal e chegou a ocupar, provisoriamente, a Secretaria Geral da OAB Nacional. Participou, ainda, das comissões organizadoras de concurso público de inúmeras carreiras jurídicas, incluindo a magistratura estadual e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Mas a marca de seu espírito foi sintetizada nas palavras emocionadas do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz: “Perdemos um amigo, um irmão, o pai de nossa geração na Ordem”.

O certo é que a dimensão de sua ausência pode ser avaliada a partir das manifestações de pesar aos amigos e familiares, em especial à sua esposa, senhora Vânia Cristina Martins Zambrano, publicadas por tantos amigos, admiradores, escritórios de advocacia, órgãos, entidades e instituições desde quinta-feira. Decidiu o destino que seu falecimento acontecesse justamente no dia em que se registra o centenário de nascimento de João Cabral de Melo Neto. Poeta que denunciou em versos a morte brasileira na vida “severina” e miserável do retirante nordestino: “a morte de que se morre/de velhice antes dos trinta,/de emboscada antes dos vinte/de fome um pouco por dia”. De fato a vida segue. Mas um tanto macambúzia sem Sergio Eduardo Fisher. Sua ausência nos deixa o espírito um tanto mais severino.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista),Ian Marcel - (Redes Sociais e Vídeos) responsáveis

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone